ÁGUA COM CHEIRO, COR E SABOR - OPINIÃO
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, nos faz refletir sobre o tema, a sua importância para a vida no planeta e a necessidade de investimentos para garantir que todas as pessoas tenham acesso à água tratada, de boa qualidade.
Desde criança aprendemos que a água é um líquido precioso, indispensável para a vida. Sua fórmula (H2O) e suas características (inodora, incolor e insípida) fazem parte de qualquer manual de iniciação de química.
Um outro ponto importante é o fato de o Brasil possuir 12% das reservas mundiais de água doce, o tipo de água mais adequado tanto para o consumo humano como para múltiplas atividades econômicas.
O grande problema, todavia, é que boa parte dessa água doce está concentrada na região norte do país, ao passo que regiões como a grande São Paulo vivem um período de preocupante escassez. Mas isso, por si só, não justifica as agruras que a população tem de passar, constantemente às voltas com a falta d''água e, agora, com a duvidosa qualidade. Se a escassez de chuvas é previsível, maior volume de investimentos é necessário, a fim de evitar que São Pedro venha a ser considerado culpado.
O sistema Guarapiranga-Billings, por exemplo, responsável pelo abastecimento de 3,9 milhões de pessoas, vive grave crise de escassez e de qualidade de água, agravado nos últimos meses com a proliferação desenfreada de microorganismos chamados cianobactérias, responsáveis pela presença de cheiro desagradável e odor insuportável na água tratada pela Sabesp.
Em recente audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o vice-presidente de produção de água da Sabesp, Sr. Antônio Marsiglia, reconheceu a existência do problema, mas assegurou que o cheio e o sabor não prejudicam a saúde, embora causem desconforto.
Segundo o dirigente da Sabesp, a empresa segue rigorosamente os parâmetros estabelecidos pela Portaria nº 1469, de 29 de dezembro de 2000, da Funasa ? Fundação Nacional de Saúde, órgão da estrutura do Ministério da Saúde. A portaria define as normas de controle e qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A degradação dos mananciais e a inércia do poder público tornam distante a solução do problema. No caso do sistema Guarapiranga, a multiplicação das algas e a manutenção da água com gosto e cheiro ruins irritam a população e intrigam especialistas da área. É reduzir a dimensão do problema repetir apenas que a água não prejudica a saúde.
Em recente seminário realizado no Rio de Janeiro, técnicos e especialistas do setor de saneamento básico debateram um documento denominado ?Cianobactérias tóxicas: impactos na saúde pública e processos de remoção em água para consumo humano?, elaborado pelo Ministério da Saúde, o assunto é tratado com a seriedade e preocupação devidas.
Sem ser sensacionalista, mas procurando alertar os responsáveis pelo setor, o referido estudo analisa casos de aumento das florações de cianobactérias, que podem provocar a produção e a liberação de toxinas, conhecidas como cianotoxinas, cujos efeitos podem levar à contaminação e à morte.
Países como Austrália, Inglaterra, China e África do Sul já enfrentaram problemas semelhantes. No caso do Brasil, o documento relata dois casos dramáticos. Em 1988, 88 pessoas faleceram por ingerir água contaminada e em 1996, em Caruaru, Pernambuco, 130 doentes rena
is crônicos passaram mal ao realizarem hemodiálise, 60 dos quais vieram a falecer, também por problemas advindos da água.
Embora a Sabesp detenha os melhores quadros profissionais e tecnologia de ponta, há evidências de que o tratamento de água tem limites e seria temerário subestimar o perigo da presença de substâncias tóxicas nos mananciais degradados.
Investimentos pesados na recuperação e preservação dos mananciais, desenvolvimento de novas técnicas de tratamento de água e ampliação dos investimentos públicos em saneamento básico são medidas vitais para garantir água em quantidade e qualidade adequadas para a população e passos inicias para enfrentar esse grave problema.
Nivaldo Santana, deputado estadual pelo PCdoB/SP, funcionário da Sabesp há 22 anos
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Alesp
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações