Presidente da Caixa vai explicar venda de seguradora


21/06/2005 09:46

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

Está marcada para as 14 horas do próximo dia 29 a audiência pública na Assembléia Legislativa em que o presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo da Silva Monteiro, deverá esclarecer denúncias de irregularidades no leilão de venda da seguradora do banco, a Nossa Caixa Seguros e Previdência.

Ele foi convocado pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), presidida pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), e a audiência, aberta ao público, vai acontecer no auditório Teotônio Vilela. Além dos membros da CFO, outros parlamentares também participarão da audiência.

A proposta de convocação do presidente da Nossa Caixa partiu do deputado Enio Tatto (PT), depois que o juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª Vara Federal de São Paulo, suspendeu a homologação da alienação do controle acionário daquela seguradora, deferindo liminar pedida em ação popular movida pelo presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino " que terá a palavra garantida pelo presidente da CFO para fazer seus questionamentos.

O sindicato alegou em juízo a ocorrência de uma série de vícios no edital de venda, como a ausência de comprovação da propriedade das ações pertencentes ao Estado de São Paulo e também infração à lei de licitações.

Segundo a decisão judicial, os alegados vícios foram suficientes para autorizar a concessão da liminar, a fim de que fossem evitados eventuais prejuízos ao patrimônio público. No leilão, cujos efeitos foram suspensos, uma empresa espanhola comprou 51% do capital da seguradora pertencentes ao governo paulista pela cifra de R$ 225,8 milhões.

Além dos deputados José Caldini Crespo e Enio Tatto, a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa é, desde março, integrada pelos parlamentares Edmir Chedid (PFL), Jorge Caruso (PMDB), Mário Reali (PT), Paulo Sérgio (PV), Roberto Engler (PSDB), Vitor Sapienza (PPS) e Waldir Agnello (PTB).

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp