Em Higienópolis, uma homenagem ao tango portenho


10/07/2008 17:04

Compartilhar:

Escultura Homenagem ao Tango <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/tango_pca buenos aires (2 of 7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 1995, o empresário argentino José Altstut, conhecido como Pepe "dono do maior cemitério vertical do mundo, localizado em Santos, além de construtoras, hotel, pousada, academia e vários imóveis em São Paulo e no Rio de Janeiro ", encomendou uma escultura que exaltasse a manifestação cultural de seu país. O escultor Roberto Vivas foi escolhido em concurso para criar um monumento que seria doado ao Consulado Geral da Argentina. Passado algum tempo, o consulado, pensando em estreitar as relações entre os dois países, decidiu instalar a obra em um lugar público. Em 25 de agosto de 1996 a escultura Homenagem ao Tango foi instalada na praça Buenos Aires, no bairro de Higienópolis, zona oeste da capital paulista.

A escultura, feita em bronze fundido na cera perdida, representa um casal executando o movimento da dança, sobre um pedestal de granito preto. Quem passeia pelo parque pode observar a expressividade da dança repercutida na escultura e que representa a maior manifestação cultural argentina.



O escultor



O portenho Roberto Vivas veio para o Brasil em 1970 fazer uma exposição e acabou ficando no país. Ele iniciou seus estudos em 1952, em sua cidade de origem, e concluiu na Europa. Em 1962, o artista começou a expor seus trabalhos nas principais galerias da Argentina e do exterior.

Vivas é autor de várias telas e esculturas presentes no eixo Rio-São Paulo. Para elaborar Homenagem ao Tango, ele uniu sua criatividade de artista plástico à sensibilidade de dançarino nato da modalidade.



O tango



No início, o tango era dançado apenas por homens nos subúrbios portenhos. Como a população imigrante era predominantemente masculina, apenas as prostitutas aceitavam dançar esse tipo de música. Aos poucos, ela começou a se estender para os bairros mais ricos e passou a ser aceita pela sociedade, até alcançar seu sucesso na Europa, principalmente em Paris, na França.

A melodia era feita numa fase inicial com violino, violão e flauta, esta última mais tarde substituída pelo bandoneón (espécie de sanfona). Os imigrantes, na sua grande maioria, eram pobres e com sina difícil, o que contribuiu com o ar nostálgico e melancólico das músicas. O tango teve influências também do candomblé, através da milonga. A linha sentimental e emotiva tem marcas da habanera. A mistura desses estilos deu origem ao que hoje é considerada a principal manifestação cultural da Argentina. A dança portenha transforma os mais íntimos sentimentos da vida em arte.

Homenagem ao Tango, na praça de Buenos Aires

alesp