Assembleia na campanha SOS Norte-Nordeste


05/06/2009 18:30

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/enchentenordesteE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/enchenteA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/enchentenordesteD.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/enchentenordesteB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene e de limpeza para atender às vítimas das enchentes no país, a Assembleia Legislativa de São Paulo lança, na segunda-feira, 18/5, lançou a Campanha SOS Norte e Nordeste. Postos de arrecadação são disponibilizados em todas as portarias do Palácio 9 de Julho e o material recolhido será encaminhado às cidades afetadas. O encerramento da campanha está previsto para 9 de junho. A Casa pretende, com a campanha, envolver funcionários e deputados, mas também estará aberta para receber doações da população em geral.

Em relação à campanha, o presidente da Casa, deputado Barros Munhoz, declarou que "a Assembleia está empenhada, através de seus deputados e colaboradores, na campanha de ajuda aos nossos irmãos do Norte e Nordeste. Esses Estados estão sofrendo muito com as enchentes, precisam de ajuda e, com a nossa colaboração, com certeza, irão ter".

De acordo com os números divulgados na terça-feira, 12/5, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, os desastres provocados por fortes chuvas e enchentes, que já duram um mês no país, já deixaram 196.365 pessoas desalojadas (aquelas que estão hospedadas com amigos ou familiares) e 99.709 desabrigados (aquelas que tiveram de deixar suas casas e dependem de abrigos públicos). Os Estados mais atingidos pelas fortes chuvas são Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Pará e Amazonas.

Segundo as informações " que foram notificadas pelas defesas civis estaduais e enviadas à Sedec " 37 pessoas morreram por causa dos desastres em oito Estados: Ceará (12), Maranhão (8), Bahia (7), Alagoas (4), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1). Os danos causados pelo excesso de chuva atingiram 357 mu­nicípios loca­lizados em 13 Esta­dos: Alagoas, Bahia, Ceará, Mara­nhão, Paraíba, Pernam­bu­co, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina. As notificações das coordenadorias estaduais de defesa civil indicam que 1.150.900 pessoas foram afetadas pelo desastre natural nesses Estados.

alesp