Grupo Rosa e Amor, em Valinhos, acolhe vítimas do câncer de mama


17/10/2008 17:58

Compartilhar:


"O acolhimento para a vítima de câncer é fundamental no tratamento e o trabalho do Grupo Rosa e Amor comprova a eficácia desse serviço que complementa o tratamento médico". A consideração é da deputada estadual Ana Perugini (PT) que conheceu na quinta-feira, 16/10, a atuação da entidade de Valinhos, que atende mulheres vítimas do câncer de mama. A deputada é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e autora do projeto que disponibiliza a vacina contra câncer de cólo do útero na rede pública de Saúde.

O Grupo Rosa e Amor, com oito anos de trabalho na região de Campinas, promove ações diretas e indiretas de diagnóstico precoce, tratamento digno e acompanhamento interdisciplinar para mulheres com a doença.

A entidade conta com o trabalho voluntário de profissionais da saúde, de mulheres que já vivenciaram o câncer de mama e de pessoas sensibilizadas com as vítimas. Segundo a médica Márcia Camargo Franzese, que criou o grupo em 2000, esse trabalho possibilita às mulheres o resgate da auto-estima e da alegria de viver.

No local, as pacientes recebem aulas de artesanato, acompanham palestras, têm apoio psicológico e fisioterápico entre outras atividades como aulas de beleza, dicas de alimentação saudável, teatro e atividades físicas. Cerca de 70% das mulheres atendidas no Grupo Rosa e Amor têm atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Grupo Rosa e Amor promove a campanha para a construção da sede própria da entidade. Os interessados em conhecer mais a entidade e ajudar podem entrar em contato pelo site www.gruporosaeamor.org.br ou pelo telefone (19) 3869-7899. A entidade fica na Rua Antonio José Butignol, 245, 1º andar, sala 1, no Jardim Ribeiro, em Valinhos.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp