Autoban tenta impedir marcha contra pedágios na Anhanguera


11/11/2009 18:37

Compartilhar:

Deputado marcha com a população do entorno da via Anhanguera <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/giannazipedagio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As centenas de pessoas que participaram da marcha contra os pedágios no dia 7/11, na altura do km 22,5 da Via Anhanguera, foram surpreendidas com a presença de dois oficiais de Justiça que, acompanhados da Polícia Militar, entregaram uma liminar proibindo a manifestação naquele local. A caminhada foi organizada pelo Movimento Social Perus-Anhanguera-Santana do Parnaíba-Cajamar junto a outras entidades.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL), que participou do ato e ajudou a divulgá-lo, se pronunciou sobre a inconstitucionalidade da liminar, pois ela violava o artigo 5º da Carta Magna, que garante a liberdade de manifestação em espaços públicos. Somado a outros mandatos que apoiam o movimento pelo fim dos pedágios ilegais, o parlamentar se empenhará para entrar com um recurso para cassar a liminar concedida à Autoban, concessionária que administra a rodovia Anhanguera. "Não vamos nos curvar ao poder econômico das concessionárias e de setores da Justiça que defendem os pedágios em prejuízo da população", disse o deputado.

Mesmo com a liminar a marcha foi mantida e os moradores de vários bairros da região, como Perus, Anhanguera e Jaraguá, caminharam pela marginal da rodovia até a praça de pedágio localizada no km 26 da estrada, onde foi realizado um ato com a presença de lideranças de movimentos sociais, das comunidades eclesiais de base e outros parlamentares. Pacífica e democrática, a caminhada foi realizada para defender o direito de ir e vir das pessoas na região sem que, para acessar um posto de saúde ou simplesmente comprar algum alimento, tenham que desembolsar uma tarifa pelo deslocamento motorizado, como ocorre hoje.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp