Autoridades e população de Rio Claro fazem reivindicam recursos


14/06/2010 19:23

Compartilhar:

Aldo Demarchi (1º à esq.)  durante audiência em Rio Claro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/DEMARCHI1ORCAMENTORIOC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a participação de mais de cem pessoas, entre prefeitos, vereadores, líderes comunitários e representantes de entidades não-governamentais, foi realizada nesta segunda-feira, 14/6, no salão nobre da Câmara Municipal de Rio Claro, mais uma audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa para debater o Orçamento do Estado de 2011. Agendada a partir de solicitação do deputado Aldo Demarchi (DEM), em atenção a um requerimento do vereador Valdir Andreeta, a reunião teve o comando do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, Mauro Bragato. "Nosso objetivo é regionalizar ao máximo a aplicação dos recursos do Governo de São Paulo", disse Bragato na abertura do evento. "As prioridades apontadas em cada região serão incluídas no relatório que apresentaremos ao secretário de Planejamento e ao governador", anunciou o deputado.

Anfitriã da audiência, a presidente da Câmara de Rio Claro, Mônica Hussni Messetti, defendeu a necessidade de valorização do Poder Legislativo no Brasil, a exemplo do que acontece em vários países. "Precisamos ter a força que a população espera de nós", destacou Mônica. Ela também pediu a revisão da distribuição dos tributos arrecadados. "O município, que é a fonte de tudo, fica com apenas 15% do que arrecada, enquanto o Estado leva 25% e a União retém 60%", reclamou a vereadora.

Para a vice-prefeita de Rio Claro, Olga Lopes Salomão " que representou o prefeito Du Altimari ", a série de audiências públicas é um avanço no processo de discussão do orçamento. "Isso é uma coisa rara no país, principalmente se considerarmos que a peça orçamentária de São Paulo sempre foi definida a portas fechadas", criticou. A vice-prefeita ressaltou ainda que não existe uma "política de desenvolvimento regionalizada" no âmbito do Estado.

Já o deputado Aldo Demarchi citou obras e serviços implantados na região de Rio Claro por meio de sugestões apresentadas em audiências públicas sobre o Orçamento. "Essa é a terceira vez que trazemos essa discussão para a cidade, sempre com bons resultados", disse. "Melhoria de acessos na zona rural e recuperação de vicinais são alguns dos exemplos", afirmou o segundo secretário da Assembleia, que mencionou também os investimentos de R$ 14 milhões na ampliação do campus da Unesp e a construção do Fórum Cível Regional, com aproximadamente R$ 7,5 milhões originários de emenda orçamentária do próprio Demarchi. "Daí a importância da participação na audiência pública", observou.

Aberta a palavra ao público, vários segmentos apresentaram propostas para o orçamento. Funcionários do Poder Judiciário, peritos criminais e professores aposentados ocuparam a tribuna para exibir suas reivindicações. O presidente da Associação dos Moradores do Jardim Guanabara, Edson Locatelli, além de entregar um documento com as necessidades do bairro onde mora, solicitou maiores investimentos na educação. "Fala-se em ampliar o policiamento para combater a criminalidade. A melhor solução, porém, é darmos oportunidades de estudo, principalmente para os jovens de 14 a 18 anos", salientou Locatelli.

alesp