Quatro anos de projeto Cine B


25/07/2011 12:18

Compartilhar:

Luiz Cláudio Marcolino (primeiro à dir.) comemora quatro anos do projeto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/LCMARCOLINOCINE Bz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O salão da igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Leopoldina, ficou lotado no último dia 16/7 para a exibição do filme O Contador de Histórias, evento que comemorou o quarto aniversário do projeto Cine B e contou com a participação do seu principal idealizador e criador, o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), na época em que presidia o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 2007.

Criado em parceria entre o sindicato e a Brazucah Produções, o Cine B é um circuito alternativo de exibição gratuita de filmes brasileiros em espaços comunitários e universitários do Estado de São Paulo, que tem como proposta aproximar os brasileiros dos filmes produzidos no País e despertar o interesse público pelo cinema nacional.

Segundo a diretora executiva da Brazucah, Cynthia Alario, quatro anos depois do primeiro evento, o Cine B soma cerca de 160 exibições e um público acumulado de mais 22 mil espectadores. "O nosso foco principal é a parcela da população que não tem acesso às salas comerciais", acrescenta Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

Durante a abertura da exibição, ao lado do diretor do filme Luiz Villaça, o deputado fez questão de ressaltar a importância de projetos como o Cine B, ao lembrar que apenas 0,2% do orçamento público está voltado para a cultura. "Queremos mudar isso para que várias atividades culturais possam percorrer o Estado de São Paulo, divulgando o cinema que reflete aquilo que somos enquanto povo", disse Marcolino.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp