São Paulo tem 500 cidades sem bombeiros


28/04/2011 15:52

Compartilhar:

Donisete Braga (à esq.) em reunião com representantes dos bombeiros <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/DONISETEBOMBEIROSx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Donisete Braga (PT) reuniu-se com o tenente-coronel da reserva Paulo Chaves e o presidente da Associação Estadual dos Bombeiros Municipais, Laércio Santana Junior, em 19/4, na Assembleia Legislativa. Eles pediram apoio do parlamentar à luta que travam para que as cidades brasileiras tenham postos de bombeiros à disposição da população. Segundo eles, faltam postos em 500 cidades do Estado. O deputado comprometeu-se em contribuir com esta luta.

"A situação no País é ainda pior, temos 4.900 municípios sem bombeiros", disse o tenente-coronel, que também falou sobre o trabalho que vem realizando em prol da regulamentação da profissão de bombeiros municipais e voluntários pelo Congresso Nacional.

Eles também discutiram a grave situação da Região Metropolitana de São Paulo, a maior do país com 20 milhões de habitantes. Dos seus 39 municípios, 21 não contam com postos de bombeiros. Com isso, 1,8 milhão de pessoas precisam contar com o atendimento de cidades vizinhas em casos de incêndios e resgates.

No Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar existe há 154 anos. No entanto, segundo o tenente-coronel Chaves, nesse longo período conseguiu se instalar em apenas 635 municípios, conforme dados da Agência Brasil, de 2008.

Laércio Santana, que preside a recém formada Associação Estadual dos Bombeiros Municipais, explicou que atualmente são cinco os municípios do Estado de São Paulo que criaram e mantém Corpos de Bombeiros Municipais: Sumaré, Mairinque, Itatiba, Mogi-Mirim e Jaguariuna.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp