O "realismo populista" de Gilberto Masson no acervo do Museu de Arte

Texto-legenda
17/10/2006 19:54

Compartilhar:

<i>O Mulato</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/obra o mulato.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto e Renato Masson e Massarani (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/roberto, e renato masson.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em agradecimento à recente homenagem prestada na Assembléia Legislativa ao artista Gilberto Masson, falecido em São Carlos, seus filhos Roberto e Renato Masson estiveram nesta terça-feira, 18/10, no Palácio 9 de Julho, para doar à Casa uma obra do pai e artista. Trata-se de uma escultura em bronze intitulada O Mulato, realizada pelo artista em 2002. Juntamente com o quadro O Vendedor de Aves, a escultura passa a integrar o acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Segundo o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, "o meio estilístico de Gilberto Masson exprime em formas antiacadêmicas o seu "realismo populista" ". "Suas figuras se movimentam seguindo esse realismo, no qual cor e forma, realidade e fantasia, riqueza e ingenuidade encontram um modo de se amalgamarem como as notas de uma sinfonia campestre, repleta de recordações de juventude numa típica família de imigrantes peninsulares. Sua obra oferece uma realidade depurada de toda revelação elitista, reduzida a uma imagem ingênua, quase primitiva."

Na foto, os irmãos Masson entregam a obra ao superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia.

alesp