Revolução Constitucionalista é celebrada como marco da democracia


08/07/2003 21:08

Compartilhar:

Ato Solene - homenagem ao Movimento de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/rev32 08jul03A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemorações do 71º aniversário da Revolução Constitucionalista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/rev32 08jul03B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A abertura das comemorações do 71º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 pela Assembléia Legislativa aconteceu nesta quinta-feira, 8/7, no hall de entrada do Palácio 9 de Julho. O ato solene contou com a presença do presidente da Casa, Sidney Beraldo (PSDB), deputados Romeu Tuma (PPS), Ubiratan Guimarães (PTB), Sebastião Arcanjo (PT). O presidente da Comissão de Medalhas de 32, o ex-deputado Israel Dias Novaes, foi homenageado e, emocionado, relembrou cenas que presenciou na época da revolução. Segundo ele, o Movimento de 32 foi um marco da democracia paulista.

Romeu Tuma (PPS) leu um texto alusivo à data, destacando os três símbolos da Revolução. O primeiro é a sigla MMDC, em memória de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que tombaram no tiroteio em maio de 1932, na Capital. O segundo é obelisco no Parque do Ibirapuera, que homenageia os que morreram na luta. Por fim, Tuma citou a própria sede do Legislativo paulista, "cujo nome indica a grande homenagem àqueles que lutaram pela democracia". Ubiratan Guimarães ressaltou a grande contribuição da mulher paulista na Revolução.

Encerrando a solenidade, o presidente Sidney Beraldo afirmou: "A nossa democracia nunca foi tão forte e tão consolidada como agora. Queremos São Paulo forte e democrático, lutando por seus direitos, mas integrado com o país".

alesp