PEC propõe aula de educação sexual nos três níveis de ensino


08/12/2003 15:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Dílson

O deputado José Dílson (PDT) apresentou proposta de emenda constitucional que introduz a disciplina educação sexual nos três níveis de ensino. Segundo o parlamentar, pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde mostram que os jovens iniciam a vida sexual cada vez mais cedo, por volta dos 14 anos, e muitas vezes não sabem como evitar doenças sexualmente transmissíveis, nem a gravidez precoce.

José Dilson declarou que sua proposta tem como base estudo realizado pelo SUS, entre 1999 e abril de 2003, que constatou a ocorrência de 210 mil partos entre jovens de 10 a 19 anos. "Os atendimentos de curetagem por abortamento também, no mesmo período, somaram mais de 219 mil casos", disse o parlamentar.

Outro dado preocupante, segundo Dilson, é a crescente incidência de casos de Aids em adolescentes entre 13 e 19 anos, do sexo feminino. "Isso se explica pelo início precoce da atividade sexual em relação aos adolescentes do sexo masculino, normalmente com homens com maior experiência sexual e mais expostos aos riscos de contaminação por DST e Aids", disse.

jdilson@al.sp.gov.br

alesp