Deputada protesta contra projeto de reforma política


09/12/2003 15:33

Compartilhar:

Deputado Adilson Barroso; José Ricardo Baitello, advogado do PMDB; deputada Havanir Nimtz e o presidente do PRTB, Levy Fidélix<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/havanir9dezembro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Havanir Nimtz

A deputada Havanir Nimtz (PRONA) reafirmou, em reunião com dirigentes partidários realizada na Câmara Federal, em Brasília, em 2/12, sua indignação com o relatório apresentado pelo deputado Ronaldo Caiado (PFL/GO) à Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados. No dia seguinte, o relatório foi aprovado pela comissão.

Havanir é coordenadora da Comissão de Acompanhamento da Reforma Política instalada pela Assembléia Legislativa. Para ela, o relatório de Caiado é uma afronta à democracia e um casuísmo eleitoral, que perpetua os atuais parlamentares. "É um absurdo um país com graves problemas sociais, como o nosso, destinar para um fundo partidário o equivalente a R$ 812 milhões, enquanto o povo passa fome e morre nas filas de atendimento do Sistema Único de Saúde", afirmou a deputada.

A posição de Havanir recebeu o apoio, entre outros, dos presidentes nacionais do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, Levy Fidélix, e do Partido Trabalhista Cristão, Daniel Tourinho.

Após a reunião - em que também estiveram presentes o deputado Adilson Barroso (presidente estadual do PSC e membro da comissão de acompanhamento do Legislativo paulista), o advogado José Ricardo Baitello (representando o PMD) e o presidente do Partido Verde de São José dos Campos, Fabrício Alberto Correia -, Havanir encontrou-se com diversos parlamentares da bancada paulista no plenário da Câmara dos Deputados, onde distribuiu manifesto divulgando sua indignação com as mudanças propostas.

No dia seguinte, Havanir Nimtz e Adilson Barroso acompanharam a votação na Comissão Especial da Reforma Política, que aprovou o anteprojeto de lei, com 26 votos favoráveis, 11 contrários e uma ausência.

A deputada acredita que o relatório sofrerá alterações quando for apreciado no plenário. Ela protestou ainda contra a proposta de Caiado de que o projeto de Reforma Política seja encaminhado diretamente para votação, sem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados. "É uma afronta ao processo democrático", disse.

havanir@al.sp.gov.br

alesp