Saúde aprova projeto que beneficia doadores de sangue


19/02/2008 18:56

Compartilhar:

Deputado Adriano Diogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ComSaudeHig-Marco-MAC 02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde e Higiene da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ComSaudeHig-Marco-MAC 10.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), a Comissão de Saúde e Higiene reuniu-se nesta terça-feira, 19/2, e aprovou o PL 713/2006, do ex-deputado Vanderlei Macris, que institui meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, para doares regulares de sangue.

A decisão gerou discussão entre os membros. Para Adriano Diogo, o projeto pode soar como venda de sangue em troca de benefícios. Ele e o deputado Marcos Martins, ambos do PT, deram voto contrário. Já para Celso Giglio (PSDB), relator do projeto, beneficiar os doadores de sangue é no intuito apenas de premiá-los. "É o sentimento de respeito e solidariedade da comunidade para com eles", defendeu. Giglio deu voto favorável ao projeto, juntamente com os parlamentares João Barbosa (DEM), Uebe Rezeck (PMDB), Roberto Felício (PT) e Analice Fernandes (PSDB).

Foram aprovados também o projeto que cria o Programa de Atendimento Social Domiciliar ao Idoso (PL 542/2007); a criação do programa de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) na rede pública de saúde (PL 708/2007) e o Programa de Diagnóstico, Tratamento e Acompanhamento dos Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (PL 916/2007); a instituição de mutirões de saúde (PL 758/2007); e o projeto que responsabiliza os estabelecimentos públicos ou privados pelo tratamento e controle da água das piscinas que utilizam (PL 762/07).

A comissão decidiu ainda que, a pedido de Adriano Diogo, o superintendente do Hospital das Clínicas, José Manoel Teixeira, venha à Assembléia expor as condições de funcionamento do hospital e a execução orçamentária de 2007.

alesp