Movimento com apoio de entidades pelo reajuste da tabela SUS


26/10/2011 19:38

Compartilhar:

Reunião com Itamar Borges <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ITAMARborgesTABELAsus.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada no dia 20/10, pela Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Itamar Borges (PMDB), ficou decidido que a Associação Paulista de Municípios " APM fará diagnóstico dos municípios paulistas nos últimos oito anos, para verificar os gastos anuais feitos na área da saúde, e quanto, atualmente, se despende com o setor.

A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo " FEHOSP fará, também, levantamento sobre a situação das santas casas nos últimos oito anos, de forma a identificar os reajustes oferecidos no período, a defasagem atual e a possibilidade de, atualmente, praticar-se um reajuste razoável. "Esse diagnóstico é necessário para que se verifiquem as perdas, bem como a situação dos hospitais e das prefeituras, que atualmente investem muito mais que o limite constitucional", disse Itamar.

A iniciativa é fruto de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, que recomendou movimento junto aos governos estadual e federal, bem como ao Ministério da Saúde, em prol do reajuste e atualização da tabela do SUS, que se encontra defasada em mais de 50%.

Itamar Borges, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, a FEHOSP e a Associação Paulista de Municípios farão um cronograma de propostas, que será submetido à apreciação do presidente Barros Munhoz, para que o movimento pela saúde seja iniciado com o apoio de todas as assembleias legislativas do país.

Segundo Itamar, a intenção é realizar, em novembro, o Encontro Nacional pelo Reajuste da Tabela SUS, em Brasília, com a participação de representantes da Câmara e do Senado Federal, Ministérios da Saúde e da Casa Civil, além dos poderes executivos e legislativos estaduais e federais. Disse ainda: "Essa defasagem atinge todos os municípios, prejudicando principalmente os hospitais filantrópicos. A integração entre todos os poderes é fundamental para que possamos todos nos mobilizar em favor da saúde no nosso país".

O encontro contou com a presença dos deputados Ulysses Tassinari (PV), Jooji Hato (PMDB), de representantes dos deputados Beto Trícoli (PV), Sebastião Santos (PRB) e Antonio Salim Curiati (PP), do presidente da FEHOSP Edson Rogatti e de José Cândido Chimionato, também daquela federação.



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp