Investimentos em Santos deverão ser direcionados para exploração do pré-sal

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Santos
19/09/2011 21:02

Compartilhar:

Deputada Telma de Souza, ex prefeita de Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/Telma de Souza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santos recebe Audiência Pública para debater o Orçamento 2012 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudPubSantosMESA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudPubSantosVMCMSantosfachada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento 2012 em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/Publico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Necessidade de túneis de ligação entre bairros também foi apontada em audiência da CFOP



A Câmara Municipal de Santos sediou nesta segunda-feira, 19/9, audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia paulista para ouvir as sugestões de investimentos para o Orçamento 2012 dos cidadãos que residem na Região Metropolitana da Baixada Santista. A condução da reunião coube ao deputado Vitor Sapienza (PPS) que dividiu a mesa dos trabalhos com Regina Gonçalves (PV), Luiz Cláudio Marcolino, Telma de Souza e Donisete Braga, todos do PT, e o presidente da Câmara de Santos, Manoel Constantino.

Após seis anos de realização de audiência pública, a população mostra que sabe encaminhar adequadamente suas reivindicações. A afirmação foi de Sapienza, que lembrou a peculiaridade da região, voltada a segmentos econômicos diferenciados, como o turismo e a exploração da camada pré-sal.

Regina Gonçalves lembrou que a comissão tem feito trabalho árduo para estreitar distância entre a população e o Legislativo. A deputada ainda ressaltou que a questão dos royalties do pré-sal está inclusa na LDO 2012, já aprovada pelo Parlamento paulista.

Ex-prefeita de Santos e atual representante da região na Assembleia Legislativa, Telma de Souza informou que a região tem necessidade de verbas para exploração do pré-sal; novo túnel para escoamento de carga portuária; Hospital dos Estivadores; reforma de antiga hospedaria de imigrantes para abrigar unidade da Etec; conjuntos habitacionais; implementação do programa Navega São Paulo, entre outras providências.

Mais demandas foram apresentadas pelo presidente da Câmara local: construção de túnel ligando as zonas leste e noroeste de Santos, e de unidade terapêutica na zona noroeste.

É crítico o quadro do avanço do consumo de drogas na Baixada Santista, segundo levantamento apresentado por Donisete Braga, coordenador da Frente de Combate ao Crack. O estudo aponta que 44% dos usuários de drogas são viciados em crack, sendo que a droga mais consumida na região é o álcool.



Pedidos da sociedade e de vereadores



Vereadores de diversos municípios do litoral se pronunciaram. Wilson Jr., de Santos, solicitou benfeitorias na malha viária e aumento do efetivo policial nos fins de semana. Regina, de Itanhaém, endossou pedidos do funcionalismo e para seu município reivindicou unidade da Fatec; delegacia de defesa da mulher; implantação de ciclovias; centro de controle de zoonoses e passagens de nível.

Grupo de 400 moradores de Peruíbe, representados por Ricardo Corrêa, solicitou a construção de estrada de ligação entre o município e o bairro de Parelheiros, na capital.

Integrantes de associações do funcionalismo - Paula Souza, Judiciário, Apampesp, Apeoesp - também se manifestaram para pleitear mais recursos para reajuste salarial e do vale-refeição, e custeio do Iamspe, entre outros.

Paulo Corrêa quer explicações sobre os precatórios de desapropriações que passaram da administração santista para a do Estado. Há 35 anos teve dois terrenos de sua família desapropriados em Bertioga (na época distrito de Santos) e ainda não recebeu o valor devido pela desapropriação, contou.

Atenção aos assuntos cicloviários, de forma que todos os municípios do Estado tenham ciclovias; melhorias no sistema Anchieta-Imigrantes, para mais segurança aos motoristas; isonomia nos valores pagos como adicional de localidade, para evitar evasão do efetivo policial de determinado município para outro; investimentos na segurança pública; assistência ao usuário de drogas e a seus familiares; fortalecimento da Defensoria Pública; e verbas para o Hospital Guilherme Alves foram os demais pleitos de cidadãos de Santos.

Ao final da reunião, o vice-presidente da CFOP, Marcolino, lembrou que a próxima audiência acontece na quinta-feira, 22/9, às 18h, na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André. Ele destacou também que as solicitações serão estudadas e dentro do possível incluídas no projeto orçamentário, mediante emendas individuais ou coletivas dos deputados.

alesp