Paschoal Thomeu explica pedido de anulação de resultado da eleição em Guarulhos


05/10/2000 18:50

Compartilhar:


Paschoal Thomeu explica pedido de anulação de resultado da eleição em Guarulhos



O 2º secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Paschoal Thomeu (PTB), que concorreu à prefeitura de Garulhos no pleito de domingo último, pediu à Justiça Eleitoral daquele município a anulação do 1º turno da eleição à prefeitura e a suspensão da proclamação dos resultados até que seja julgada a ação.

Na ação, os advogados de Thomeu alegam que a TV Globo exibiu várias vezes uma matéria produzida a quatro dias da eleição - afirmando que o deputado estaria sendo investigado pelo Ministério Público por encaminhar pessoas para fazer cirurgias de laqueadura e vasectomia em troca de votos - induzindo assim os eleitores a mudar o seu voto.

De acordo com os advogados, a matéria citava que o deputado seria notificado em 24 horas para fazer sua defesa e que a denúncia seria julgada em 48 horas, o que não ocorreu. A repetição da matéria em vários horários da programação local da Rede Globo, na avaliação dos defensores do candidato, influenciou a liberdade de escolha do eleitor, que é garantida na Constituição. Até a divulgação da denúncia, o deputado liderava as pesquisas de intenção de voto, mostrando uma tendência do candidato ir ao 2.º turno.

Segundo a argumentação dos advogados, os encaminhamentos ocorreram até 5/7 (data de registro das candidaturas), não configurando crime eleitoral . Eles lembram que os encaminhamentos ocorrem de acordo com a lei federal 9263/96, que trata do planejamento familiar. A ação foi explicada nesta quinta-feira, 5/10, durante entrevista coletiva no escritório político de Paschoal Thomeu, em Guarulhos. Durante a entrevista, o deputado demonstrou que está confiante de que vai obter resposta favorável na Justiça.

alesp