Homenagem aos cônsules


15/07/2003 21:00

Compartilhar:

Cônsules Beatriz Helena Cury e Cesar Augusto de Aguiar são recebidos pelo deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Conschipre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, recebeu nesta terça-feira, 15/7, a visita dos cônsules honorários do Chipre, Cesar Augusto de Aguiar, e do Equador, Beatriz Helena Cury, que vieram tratar da realização de ato solene em homenagem ao Dia do Cônsul.

Segundo Aguiar, que é natural de São João da Boa Vista, uma das finalidades da solenidade prevista para o dia 6/8 é homenagear os diplomatas que deverão deixar o país em breve, como é o caso dos representantes do Japão, da Itália, da Índia, de Israel e da Alemanha. "Além desse assunto, viemos fazer uma visita de cortesia e foi uma surpresa reencontrar meu conterrâneo", disse o cônsul, referindo-se ao presidente da Casa que também é natural de São João.

Aguiar é presidente da Associação dos Cônsules no Brasil, entidade que congrega 86 representações diplomáticas e 350 cônsules. "Queremos aumentar o intercâmbio com a Assembléia, pois a Casa representa a sociedade e, em decorrência, setores ligados ao comércio e à política".

Beatriz Cury afirmou que o ato marcará a data de personalidades que trabalham para aprimorar as relações entre São Paulo, Brasil e os países estrangeiros. A diplomata explicou também que o corpo consular mantém cônsules de carreira e cônsules honorários, "brasileiros que, por dedicação a um país e por ter a confiabilidade de seu povo, são convidados a exercer esse cargo".

Beraldo lembrou que a cidade de São Paulo possui o segundo maior corpo consular do mundo, com 86 membros. "Isso mostra a força desta cidade e incentiva a Assembléia a estreitar as relações políticas com outros países. Por isso, criamos a Comissão de Assuntos Internacionais", afirmou o presidente, lembrando que o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, que a Alesp organizará em breve, terá um segmento específico para discutir questões relacionadas à Alca e ao Mercosul.

alesp