Projeto proíbe "quebra-mato" em São Paulo


18/05/2005 12:25

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Mauro Bragato

O deputado Mauro Bragato (PSDB) apresentou projeto que proíbe a fabricação, importação, comercialização e instalação de pára-choque de impulsão (quebra-mato) em veículos de passeio. A proposta tem por objetivo diminuir os riscos para pedestres e terceiros em caso de colisão com carros que tenham o acessório.

A pretexto de proteger os veículos no tráfego fora-de-estrada, esses pára-choques transformaram-se em verdadeiras ameaças a pedestres, ciclistas e motociclistas no caso de atropelamentos ou colisões. As vendas têm crescido indiscriminadamente, sendo utilizado, muitas vezes, apenas como adereço estético e não para sua função inicial de tráfego no campo.

As partes dianteira e traseira de um automóvel são projetadas para deformar em caso de batida, absorvendo parte do impacto que seria transferido aos ocupantes. Esse objeto metálico colocado à frente ou atrás do carro dificulta a deformação e ainda aumenta o risco de lesões sérias.

Enfim, a intenção do deputado é proteger tanto motoristas quanto pedestres e outras pessoas que possam ser atingidas por automóveis com quebra-mato. Hoje, na União Européia já está proibida a comercialização desse tipo de pára-choque que, por sua periculosidade, é popularmente chamado de "quebra-e-mata" ou "mata-cachorro".

e-mail: mbragato@al.sp.gov.br

alesp