A Assembléia no centenário da imigração japonesa


31/07/2003 19:01

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Marquinho Tortorello: "Assim como em nosso cotidiano, esse evento não se limitou aos 'nikkeis'; foi uma comemoração bem brasileira". Clique para ver a imagem "> O evento contou com a participação de diversos artistas japoneses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/japao2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidney Beraldo, presidente do Legislativo paulista; sentado ao seu lado estão o governador Geraldo Alckmin, o ex-deputado Paulo Kobayashi e representates da colônia japonesa no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/japao3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Marquinho Tortorello

Nas comemorações dos 95 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e dos 50 anos da retomada da imigração após a 2ª Guerra, o pátio de estacionamento do Palácio 9 de Julho foi, no último fim de semana (25-27/7), sede do VI Festival do Japão. Cerca de 300 mil pessoas compareceram à festa, que contou com diversas atrações vindas do Japão e dos EUA, e puderam apreciar um pouco da arte, da culinária, da música e das danças típicas daquele país. O evento foi realizado na Assembléia Legislativa por solicitação do patrono do festival, deputado Marquinho Tortorello (PPS).

Promovido e organizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), país com o maior número de descendentes fora do Japão, e onde existem 47 associações de províncias, o evento teve caráter beneficente, caracterizando-se pelo trabalho voluntário e pela ampla divulgação cultural para todas as gerações.

A abertura da festa aconteceu na sexta-feira, 25, com a presença do embaixador do Japão no Brasil, o cônsul do Japão em São Paulo e de deputados do Legislativo Paulista, além de autoridades representantes das províncias japonesas que viajaram ao Brasil especialmente para a ocasião. Todos foram recepcionados pelo 1º secretário, deputado Emidio de Souza (PT), e por Tortorello. O patrono da festa, que tem longo convívio com a comunidade, declarou seu anseio de que as próximas edições do festival continuem a ser realizadas na Alesp, e antecipou que no primeiro dia após o recesso parlamentar vai propor que o parlamento de São Paulo, "o Estado mais nipônico do mundo", participe ativamente dos preparativos para as comemorações do centenário da imigração japonesa.

No sábado, durante a cerimônia de comemoração da chegada dos primeiros imigrantes em 1908 e retomada do fluxo migratório, prestigiaram o festival com suas presenças o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Assembléia, deputado Sidney Beraldo e, pela primeira vez na história, quatro governadores e uma vice-governadora de províncias japonesas em visita ao Brasil, além de autoridades e personalidades dos dois países.

"A integração e a importância dos 'nikkeis' [imigrantes] para o Brasil é algo de dimensão impar na história de qualquer nação do mundo" declarou o governador Alckmin, em seu discurso.

"Assim como em nosso cotidiano, esse evento não se limitou aos 'nikkeis'; foi uma comemoração bem brasileira", afirmou Marquinho Tortorello.

mtortorello@al.sp.gov.br

alesp