Águas de São Pedro: uma cidade diferente


17/07/2008 17:54

Compartilhar:


Águas de São Pedro é a única cidade brasileira projetada e construída com a finalidade de ser uma estância hidromineral. Aqui, nada é fruto do acaso, mas sim conseqüência de moderno e inovador projeto visando sua implantação.



História

A cidade de Águas de São Pedro surgiu quando Octavio Moura Andrade descobriu as propriedades medicinais das fontes de água mineral na região, em 1920, quando o governo do Estado de São Paulo realizou pesquisas naquela localidade para a prospecção de petróleo no município de São Pedro. As pesquisas não tiveram sucesso e os poços acabaram sendo abandonados e continuaram jorrando águas termais sem que ninguém as aproveitasse. Outras iniciativas de exploração foram realizadas em grandes profundidades, porém nada foi encontrado. A estrutura da torre ficou em memória aos desbravadores. Anos mais tarde, em 1934, Ângelo Franzin, dono das terras perfuradas, construiu um balneário simples, que é conhecido atualmente como "fonte da juventude", onde se banhava. A água tinha um odor ruim. Um ano depois, um grupo de pessoas da cidade comprou um lote de 100 mil metros quadrados ao redor da fonte da juventude onde construíram um balneário. No mesmo ano, Octavio Moura de Andrade resolveu construir a estância dando-lhe o nome de Caldas de São Pedro, criando juntamente com seu irmão, Antonio Joaquim de Moura Andrade, a empresa Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S/A.

Durante quatro anos o Instituto de Pesquisas Tecnlógicas da USP, realizou análises nas águas. Geralmente águas provenientes de grandes profundidades possuem uma alta concentração de substâncias que podem ser nocivas ao ser humano, assim como seu pH pode não ser adequado para o banho. Em 1940, os resultados foram publicados no Boletim 26 do IPT. As águas foram consideradas adequadas para o banho e suas propriedades medicinais estudadas pelo professor João de Aguiar Pupo, então diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Em 1948, na divisão administrativa do Estado de São Paulo, fixada para o período de 1948/1953, foi criado o município com território desmembrado de São Pedro.

Efeitos da água

O município de Águas de São Pedro possui alto índice de qualidade de vida, segundo o IBGE. Atrai turistas, principalmente idosos e pessoas em tratamento, por causa de suas águas medicinais. Tem a 1ª água das Américas e a 2ª do mundo em teor de sais de enxofre. Considerada cidade-saúde, sendo a única estância brasileira construída de acordo com um projeto anterior e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas. Sendo o menor município brasileiro em extensão territorial e fazendo somente limite de território com o município de São Pedro, possui diversos parques e áreas livres.



Destaques da estância

O transporte coletivo é municipal e gratuito. Entre praças, jardins, áreas comuns, bosque e vales a Prefeitura detém como propriedade municipal 65% do território da cidade , um dos fatores que mais oneram seu orçamento. É importante destacar que em Águas de São Pedro não existe indústria e não há zona rural. A cidade faz limite com o município de São Pedro e sua economia é voltada exclusivamente para o turismo. Não se pode deixar de ressaltar que Águas de São Pedro é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.



Pontos turísticos



Relógio do Sol, Fonte Almeida Salles, Fontanário, Fonte Gioconda, Parque Dr. Octávio de Moura Andrade, Torre Ballone, Piscina Coberta, Capela Nossa Senhora da Aparecida, Represa das Palmeiras e Parque das Águas.

alesp