Museu de Arte - A tensão espacial da obra de Antonio Spinosa resultado de harmonia de formas e pureza de linhas


A exemplo de Bárbara Hepworth, conhecida escultora inglesa, Antonio Spinosa se preocupa com a ordem, o equilíbrio e a extrema simplicidade. Suas esculturas abstratas não dissipam a rica densidade de seu conteúdo, mas o condensam no aperfeiçoamento palpável de forma.
A partir da segunda metade do século XX, certos valores, como a precisão e a exatidão que até recentemente pertenciam quase que exclusivamente à ciência e à música, entraram também a fazer parte no campo da escultura.
Em suas obras recentes, elaboradas em resina e pó de mármore, o escultor consegue comunicar, ao bloco que molda, uma tensão espacial. O respeito pela pureza das linhas o estimula a criar um perfil harmonioso sobre as superfícies encurvadas.
Explorando o interior da matéria e da forma, encontramos na obra desse artista tanto a abstração orgânica da forma quanto a abstração geométrica.
Graças ao aspecto harmonioso que transmitem exteriormente, suas criações plásticas se aproximam de um certo classicismo. Sob o aspecto da limpidez e da clareza, as esculturas de Spinosa se constituem num tributo à vida contemporânea, pois suas formas alcançam a purificação e uma clara luminosidade.
Em razão da posição central da abertura de sua forma, a obra "Desfecho", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, possui um fundamento emotivo, perfeitamente harmonioso, resultante de uma precisa escolha estética.
O Artista
Antonio Spinosa nasceu em 1963, na cidade de Pentecostes, no Ceará. Autodidata, iniciou-se como ajudante de desenho no escritório de arquitetura do Departamento Nacional de Obras contra Seca. Desde muito jovem demonstrou interesse pela arte e seguiu sua trajetória dedicando-se à escultura.
Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, entre as quais se destacam: "Rio Centro", Rio de Janeiro (1981); Paço das Artes, SP (1982); "Ceará ao vivo", Curitiba, PR (1983); IX Aniversário da Galeria Gardem, Fortaleza (1984); I Salão C.M.B., Shopping Eldorado, SP (1985); "A escultura ao alcance de todos", SP (1986 e 1988); Expo Portugal, SP (1987); Salão Rotary Club de Diadema, SP (1987 e 1988); Espaço Jacaúna, Fortaleza (1989); Galeria Documenta, SP (1990); Espaço Cultural Banco Crefisul, SP; V Salão de Arquitetura, SP (1991); Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Santos, SP; Museu da Imagem e do Som, SP; Centro Cultural Vergueiro, SP (1992); Paço das Artes, SP; Organização de Los Estados Americanos, Buenos Aires, Argentina; Fundação Mokito Okada, SP (1993); Galeria Maksoud Plaza, SP; Galeria Contém Arte, Santo André, SP (1994); Espaço Cultural do Shopping Iguatemi, SP (1995); Centro Cultural Transmontano, SP (1996); Espaço Cultural da estação Sé do Metrô, SP (1999); Studio 111, SP (2001); Espaço Café Cultura, Mogi Guaçu, SP (2002); Centro Cultural Praia de Iracema (2003).
Suas obras encontram-se em diversos acervos particulares e oficiais como o da Secretaria da Cultura de São Paulo, Centro de Negócios de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Banco Crefisul de São Paulo, Rotary Club São Paulo e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações