Reintegração Social


28/11/2008 19:12

Compartilhar:

Agente penitenciárias Silvia Manfrin, Rosenir Ziola e Isaura Taduoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/ED THOMAS reintegra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ed Thomas esteve presente na reunião da Comissão Direitos Humanos da Assembléia, presidida pelo deputado José Candido (PT), que debateu a questão da reintegração social penitenciária. Tambném participou expressiva comitiva integrada por cerca de 20 representantes de Prudente, Martinópolis, Bernardes, Pacaembu e demais municípios onde existem unidades prisionais.

Foi debatida a atuação do Departamento de Reintegração Social do Penitenciário, subordinado à Secretaria da Administração Penitenciária, que tem atuação em todo o Estado e mantém 30 unidades do Centro de Penas e Medidas Alternativas, responsáveis pelo acompanhamento de 11.389 casos, neste ano. Já os 16 Centros de Atenção ao Egresso e Família realizaram, em 2008, 332.692 atendimentos psicossociais a presos, 6.300 atendimentos para a concessão de benefícios e 38.286 entrevistas para gerenciar a participação de presos em projetos de reintegração social.

O deputado Ed Thomas, sobre o assunto, manifestou a sua opinião, de que "o trabalho da Secretaria de Administração Penitenciária é de grande monta, e merecedor de consideração. A reintegração social do ex-presidiário é uma conquista pessoal, pelo mérito próprio do preso; e da sociedade, que, ao acolher um ex-apenado, enriquece como força comunitária". Mas para atender a toda a população carcerária é preciso que mais recursos sejam alocados, para o treinamento e melhor pagamento a todos os envolvidos no processo, que devem ser capazes de executar as suas tarefas e motivados para tal."

edthomas@al.sp.gov.br

alesp