Em congresso da Facesp, deputado discute movimentos sociais


18/06/2009 11:21

Compartilhar:

Deputado estadual Pedro Bigardi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PEDROBIGARDIFACESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em discurso na abertura do 8º Congresso da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp), em 12/6, em São Bernardo do Campo, o deputado Pedro Bigardi (PCdoB) discutiu a nova fase dos movimentos sociais no Brasil e a importância de buscar caminhos e avanços.

Segundo o parlamentar, na década de 90 os movimentos perderam força. "A atuação ativa dos movimentos sociais nas decisões do país voltou a acontecer no governo Lula, um governo aberto à participação popular", afirma. Para ele, as conferências em diversas áreas são um grande avanço ao permitir que a população influencie na elaboração de políticas públicas.

Bigardi ressaltou, no entanto, a necessidade de os movimentos sociais discutirem suas metas e traçarem novos caminhos para maior inserção e participação nas decisões do país. "Os movimentos sociais, assim como os partidos políticos, estão em fase de transição em busca de avanços, caminhos para o fortalecimento dos movimentos sociais. Parabenizo a Facesp por trazer essa discussão", disse o deputado.

O parlamentar também comentou a importância da integração das políticas públicas. "Não dá para pensar em desenvolvimento sem discutir planejamento ambiental, assim como as lutas pela moradia precisam ser integradas com a luta pelo transporte, escola e assim por diante. Tudo precisa caminhar junto, afinal as políticas públicas se completam", explicou.



pabigardi@al.sp.gov.br

alesp