Rio Claro vai receber documentos históricos digitalizados


16/02/2011 17:15

Compartilhar:

Projeto do Senado paulista autoriza estrada Rio Claro-Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/DEMARCHIDIGITALIZADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de Rio Claro receberá, no próximo dia 25 de fevereiro, às 20h, 325 arquivos digitalizados que fazem parte do Acervo Histórico da Assembleia. São projetos de lei, comunicados, anotações, pareceres, relatórios, orçamentos, ementas, balanços, atas, prestação de contas, notas à imprensa e outros documentos do processo legislativo rio-clarense datados desde o período do Império. Os documentos serão entregues pelo 2º secretário da Assembleia, Aldo Demarchi, ao presidente da Câmara, Valdir Andreeta. O rio-clarense vai poder ter acesso à parte dos trabalhos dos parlamentares que foi guardada na Assembleia Legislativa.

Grande parte do acervo foi escrita à mão com a arte da caligrafia a bico de pena e possui valor histórico incalculável, além de demonstrar a importância do Poder Legislativo estadual e local na trajetória do município. Por esses documentos, é possível ter uma visão da evolução econômica, urbana e social da cidade. E, apesar de não haver uma ordem cronológica linear, revelam particularidades de um poder político centrado na esfera legislativa.

Demarchi ressalta que, com o arquivo digitalizado, é possível preservar a história, uma vez que ele não se deteriora com o tempo. "Podemos eternizar parte da história de Rio Claro que foi escrita pelo Legislativo nos séculos 19 e 20. Dou muita importância a essa documentação, pois, como um legislador que começou carreira na Câmara de Rio Claro, faço, com muito orgulho, parte da história recente desse Parlamento", afirma.

O arquivo eletrônico tem a vantagem de reduzir custos com armazenamento, áreas de arquivamento, além de permitir rapidez na recuperação dos dados, pois qualquer pessoa tem fácil acesso aos documentos e a possibilidade de manter cópias de segurança. "Quantos arquivos maravilhosos foram consumidos pelo fogo, guerra ou outros eventos e se perderam para sempre na história?", analisou Demarchi.

O volume do arquivo que será doado à Câmara em papel chega a mais de 3 mil páginas. O material foi digitalizado em alta qualidade " o que garante fidelidade aos documentos, muitos registros com mais de 100 anos deexistência. Documentos, textos, desenhos, gravuras tiveram a sua autenticidade preservada, com seus selos, assinaturas, gravuras, brasões etc. Eles estão em formato PDF (sigla em inglês Portable Document Format) e podem ser vistos na grande maioria dos computadores hoje em dia em todo o mundo, não necessitando de softwares especiais. "Tudo isso estará à disposição da comunidade para consulta na Câmara Municipal de Rio Claro e em outras instituições que se interessarem por esses documentos", ressaltou o deputado Aldo Demarchi.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp