Deputado pede calma ao MST


29/04/2004 14:41

Compartilhar:


Da Liderança do Partido Verde

O deputado Ricardo Castilho (PV) manifestou em plenário, nesta terça-feira, 27/4, sua preocupação com o andamento da reforma agrária no país e pediu calma ao MST. "Um projeto mal aplicado pode trazer conseqüências desastrosas. Talvez seja hora de refrear um pouco a fúria do chamado Abril Vermelho, para permitir que a reforma agrária seja realizada de forma séria e responsável, com garantias de melhores condições para as famílias assentadas", disse.

Para Castilho, a reforma agrária não pode ser efetivada com a simples divisão de terras, que em pouco tempo resultaria em verdadeiras "favelas rurais". É necessária a assistência técnica e financeira dos governos federal, estadual e municipal, ele avalia.

Ricardo Castilho propõe que os trabalhadores rurais se organizem em cooperativas de produção para ganharem força em sua luta e competitividade no mercado. O parlamentar considerou absurda a denúncia de um líder religioso que atribui ao agronegócio o atraso na implantação da reforma agrária no Brasil.

Menos tributos

O deputado criticou os altos tributos cobrados dos trabalhadores. "No dia 1º de maio, não sei se cumprimento os trabalhadores com parabéns ou com pêsames", disse Castilho. Ele defendeu a redução da taxação como uma forma de aumentar a produção e gerar emprego. O parlamentar também reclamou do aumento do salário mínimo para R$ 270, reconheceu a situação dramática de quem vive de aposentadoria e revelou sua inquietação ao pedir que todas as esferas do governo repensem as políticas sociais e econômicas do país.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp