Deputado participa de simpósio sobre vírus Influenza


03/01/2006 16:28

Compartilhar:

Deputado Milton Flávio saudou os participantes do Simpósio Estadual sobre a Influenza, realizado em dezembro no Espaço Hakka Plaza, no bairro da Liberdade, em São Paulo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MFLAVIO virus influenza seminario 016.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"O Estado de São Paulo mais uma vez é pioneiro e se prepara para minimizar os possíveis riscos de uma pandemia provocada pela gripe influenza". Com estas palavras, o deputado Milton Flávio (PSDB) saudou os participantes do Simpósio Estadual sobre a Influenza, realizado em dezembro no Espaço Hakka Plaza, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

O simpósio teve como objetivo apresentar o impacto do vírus influenza na saúde pública, descrever a situação epidemiológica atual da gripe no ser humano e nas aves, delinear as principais estratégias de vigilância, prevenção e controle, além de divulgar o plano de contingência frente a um possível cenário pandêmico. O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e com a participação de funcionários da Saúde de todo o Estado, de representantes da Coordenadoria de Controle de Doenças e do Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac".

Para Milton Flávio, São Paulo já deu outros exemplos recentes de união e competência na luta contra doenças epidêmicas, como a pneumonia asiática. Ele lembrou em sua fala que São Paulo, em 2003, dispunha de apenas 40 leitos com pressão negativa para enfrentar a pneumonia asiática e, hoje, somente o Hospital Emílio Ribas dispõe desse número de leitos.

O evento foi dividido em cinco áreas temáticas, enfocando a influenza e seu impacto na saúde pública; influenza aviária e seus riscos potenciais; estratégias de vigilância, prevenção e controle; medidas frente a um possível cenário pandêmico e planos de contingência no Estado de São Paulo.

Conforme o Boletim Epidemiológico Paulista, que editou o Plano de Preparação para Pandemia de Influenza no Estado de São Paulo, distribuído durante o evento, a gripe influenza humana é uma doença viral aguda do trato respiratório, contagiosa e transmitida através das secreções nasofaríngeas. O vírus possui capacidade de alteração genética, causando preocupação nas autoridades médicas a introdução de novos subtipos para os quais não há imunidade populacional. No século XX, houve três ocorrências pandêmicas de influenza. A primeira, em 1918, deu origem à gripe espanhola, que causou entre 20 e 100 milhões de mortes em todo mundo. Outras pandemias, em 1957 e 1968, causaram, cada uma, entre 1 e 4 milhões de mortes.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp