É um descaso a conduta da AES Eletropaulo para com os consumidores. A empresa responsável pela operação de serviços de energia elétrica na capital paulista e parte da área metropolitana, numa demonstração de ineficiência, figura no ranking de reclamações do Procon de São Paulo.Entre 2.839 empresas com queixas registradas em 2009, a Eletropaulo ocupa o nono lugar. Outro dado significativo. Com base em levantamento efetuado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o número de reclamações contra a empresa sobre falhas no fornecimento de energia explodiu no ano passado. As queixas pela má qualidade de serviços prestados saltaram de 377 entre janeiro e setembro de 2008 para 903 no mesmo período de 2009. Esse aumento de 139% nas reclamações ocorre por falhas constantes na prestação de serviços, como o sofrível atendimento telefônico, a oscilação de tensão, falta de energia e a chamada interrupção programada, que são os maiores tormentos dos consumidores. Um dos exemplos apresentados pelos reclamantes diz respeito a serviços executados de forma ineficiente pela empresa, como o realizado em ruas da capital, onde se encontram postes de concreto, em bom estado de conservação, que foram trocados e estão abandonados nas calçadas. Eletropaulo já foi uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do mundo. Quando se decidiu pela sua venda, a partir de 1995, alertamos que uma coisa era a privatização, e outra coisa a doação de rentáveis empresas públicas a cartéis privados, sem uma maior preocupação com o atendimento ao consumidor. * Antonio Salim Curiati é deputado estadual pelo PP, ex-prefeito de São Paulo e atual decano da Assembleia Legislativa.