Monitoramento das áreas de risco no Estado


15/01/2010 15:56

Compartilhar:

Carros em meio à enchente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/CHEDIDRISCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado intensificou o monitoramento das áreas de risco para evitar os problemas decorrentes das chuvas que atingem todas as regiões e, com isso, tentar impedir os prejuízos à população. A afirmação é do deputado Edmir Chedid (DEM), que tem acompanhado as atividades preventivas, principalmente às relacionadas à Região Bragantina, que possui quatro grandes represas em seu entorno.

As fortes chuvas elevaram o volume de água nestas represas a níveis considerados excepcionais. No caso mais significativo (das represas Atibainha e Cachoeira), o volume de água foi de 50 metros cúbicos por segundo dos rios que as formam, sendo que a retenção dessa quantidade chegou a 70%. A represa liberou 14 metros cúbicos por segundo para o Rio Atibaia, retendo a vazão da água que poderia ter provocado estragos ainda maiores.

Segundo Edmir Chedid, a operação das represas corresponde a normas técnicas e legais estabelecidas pela Agência Nacional de Águas e Departamento de Águas e Energia Elétrica. "O governador José Serra garantiu que vai continuar usando a capacidade de armazenamento dos reservatórios para minimizar os efeitos das chuvas que estão causando as inundações. Para isso, está monitorando, em tempo real, a chegada de água às represas e as vazões necessárias", argumentou.

O parlamentar lembrou que o Estado mobilizou a Defesa Civil e está convocando as prefeituras para prestar atendimento à população afetada pelas enchentes. "Afinal, cabe às prefeituras detectarem as áreas de risco para promover a remoção da população ou deixá-la em alerta. A estrutura existe e está em permanente manutenção para que possa atender à população", concluiu.



echedid@al.sp.gov.br

alesp