Balanço 2011 - Estado sanciona lei que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
09/01/2012 17:39

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta segunda-feira, 9/1, no Palácio Boa Vista, em Campos de Jordão, o Projeto de Lei Complementar 66/2011, que cria a Região Metropolitana da Vale do Paraíba e Litoral Norte, aprovado pela Assembleia paulista em 14/12 de 2011.
A RM Vale é um instrumento do Estado que permitirá o planejamento e a gestão de questões comuns que afetam as cidades da região. Com a criação da RM, os 39 prefeitos e o governo do Estado trabalharão em conjunto políticas públicas com o objetivo de agilizar a resolução de problemas comuns nas cidades da região.
Antes de ser votada pelos deputados paulistas, a matéria foi amplamente discutida. Em 2010, a Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte, coordenada pelo deputado Afonso Lobato (PV), promoveu três audiências públicas - em Cruzeiro, São José dos Campos e Caraguatatuba - para discutir com a população local a criação da RM.
Além das audiências públicas, a Frente Parlamentar também distribuiu 20 mil cartilhas explicativas sobre a Região Metropolitana e suas vantagens para os municípios da localidade.
Dividida em cinco sub-regiões, a RM Vale e Litoral Norte, motivou a criação de instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas. Assim, deverá ser criado o Conselho de Desenvolvimento e a partir dele os conselhos consultivos, o Fundo e a Agência de Desenvolvimento.
"Eu vejo dois enfoques aqui: um macro, com um conjunto de prioridades - a questão de saúde, segurança, educação, saneamento básico, transporte e logística, defesa civil; e microrregional, na região do Vale Histórico, que é recuperar rapidamente as estradas, promover o turismo, fortalecer a economia regional", disse Alckmin.
Conselho de Desenvolvimento
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo será composto, de forma paritária, pelos prefeitos dos 39 municípios da região e representantes do governo do Estado. O órgão será a principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.
Sub-regiões
A RM Vale e Litoral Norte será dividida em cinco sub-regiões: Cruzeiro (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveiras); Guaratinguetá (Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira); São José dos Campos (Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos); Taubaté (Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Redenção da Serra); Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba).
Conselho Consultivo
Serão instituídos em cada sub-região conselhos consultivos compostos por membros da sociedade civil organizada, do Poder Legislativo dos municípios que integram a região, por deputados estaduais e pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, representando o governo do Estado. Entre as atribuições do Conselho Consultivo estão elaborar propostas a serem submetidas ao Conselho de Desenvolvimento e propor a criação de câmaras temáticas. Além disso, o Conselho poderá encaminhar matérias para o Conselho de Desenvolvimento por meio de iniciativa popular, bastando para isso a adesão de 0,5% do eleitorado da respectiva sub-região.
Fundo de Desenvolvimento
O Fundo de Desenvolvimento será criado após definição de suas diretrizes pelo Conselho de Desenvolvimento por meio de um novo projeto de lei a ser enviado pelo governo à Assembleia de São Paulo. Ele será o responsável por dar suporte financeiro ao planejamento e às ações na região metropolitana com financiamentos e investimentos em planos, projetos, programas, serviços e obras. Os recursos do fundo serão provenientes do Orçamento do Estado, dos municípios, transferências da União, doações de pessoas físicas ou de empresas e empréstimos de organismos internos e externos, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por exemplo. Está previsto ainda que no caso das contribuições dos municípios, o critério a ser seguido poderá ser, entre outros, o da arrecadação da receita per capita de cada município.
Agência de Desenvolvimento Metropolitano
A Agência de Desenvolvimento Metropolitano será uma autarquia, a ser criada por meio de uma lei específica, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, responsável pela elaboração de projetos de interesse comum e estratégicos para a região.
Fonte: Portal do Governo do Estado - Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações