Assembléia lança Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Vale do Rio Doce


07/02/2006 15:20

Compartilhar:

Ana Martins, Renato Simões e Clair<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fentevale44marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Renato Simões e a deputada federal Clair<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fentevale455marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Adriano Diogo, Cândido Vaccarezza e Nivaldo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/frentevale451marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Renato Simões (PT), a Assembléia Legislativa lançou, nesta terça-feira, 7/2, a Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Vale do Rio Doce. A Frente articula-se ao Movimento Nacional em Defesa do Patrimônio Público lançado na segunda-feira, 6/2, também no Parlamento Paulista, por parlamentares e sindicalistas.

Segundo o deputado Simões, a criação da Frente já contava com a assinatura de 21 deputados e até o final do dia a expectativa era de que tivesse pelo menos 30 assinaturas.

O movimento em questão é motivado pela decisão da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal do Belém do Pará, publicada em 16/12/05, anulando decisão anterior que arquivou 72 ações contra a privatização da Vale. Esta medida, de acordo com o parlamentar, abre a possibilidade de revisão da avaliação dos valores pelos quais a companhia foi leiloada em 1997 e até mesmo de anulação da privatização.

Uma das autoras de ação popular que questionava o edital da privatização em 1997, a deputada federal Dra. Clair, do PT do Paraná, compareceu ao lançamento da Frente Estadual e declarou a intenção de criar frentes parlamentares em todos os estados, além de sensibilizar o presidente Lula e a ministra Dilma Roussef para que ocupem um lugar ativo neste movimento.

A importância estratégica da Companhia Vale do Rio Doce, cujas reservas minerais são estimadas em 41 bilhões de toneladas de minério de ferro, 3,5 bilhões de toneladas de minério bauxita, 1,2 bilhão de toneladas de minério de cobre, entre outros minérios, foi enfatizada pelos parlamentares presentes que consideraram a necessidade de que tal empresa esteja nas mãos da União.

Para a deputada Ana Martins (PCdoB), é fundamental que haja um movimento popular organizado que questione esta e outras privatizações as quais, segundo ela, representaram um "roubo à pátria".

Também participaram da solenidade os deputados Cândido Vaccarezza (PT), Adriano Diogo (PT) e Nivaldo Santana (PCdoB).

alesp