Combate ao "greening"


20/02/2008 19:33

Compartilhar:

Deputado Roberto Massafera <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MASSAFERA GREENING.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Roberto Massafera (PSDB) participa nesta quinta-feira, 21/2, de uma audiência com o secretário de Estado da Agricultura, João Sampaio, acompanhado de representantes das indústrias de suco de laranja de São Paulo, entre elas a Cutrale, Citrosuco e Citrovita.

"O suco de laranja é o terceiro produto em exportação do Estado de São Paulo, empregando 400 mil pessoas. Vamos discutir soluções para manter a sustentabilidade do setor. Nossa maior preocupação agora é o combate ao greening", explica Massafera.

Além da intensa atividade citrícola na região central do Estado, pela qual foi eleito, Roberto Massafera participa da audiência como representante da Frente Parlamentar de Defesa da Citricultura da Assembléia. O setor quer discutir com o governo do Estado as ações que darão continuidade ao plano de combate à praga. Segundo Roberto Massafera, o governador José Serra autorizou o secretário João Sampaio (Agricultura) a usar todos os meios científicos e tecnológicos disponíveis para este propósito.

A laranja para indústria é o terceiro produto em valor de produção paulista, atrás apenas da cana e da carne bovina. O rendimento do setor atinge US$ 3,3 bilhões ao ano e São Paulo é responsável por 80% do comércio internacional de suco de laranja.

Desde que surgiu, em 2004, o greening tem afetado plantações em 153 municípios. Mais de 2 milhões de árvores foram erradicadas. Transmitida por um inseto (Psilídeo diaphorina citri), o greening é considerada a pior doença de citros no mundo. Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.



rmasafera@al.sp.gov.br

alesp