Ceagesp Sorocaba vai coordenar estudos para ampliação do Fome Zero


29/08/2005 09:40

Compartilhar:

Cláudio Maffei, Hefrin Borghesi (presidente da Associação dos Permissionários do Mercado de Flores), Cajueiro, Valdir Gondinho, gerente executivo da Coagrofil, Cláudio Francisco Rodrigues (Presidente Coagrofil), Sérgio Neri (assentamento Fazenda Ipan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

A gerência do entreposto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) de Sorocaba, segundo o deputado Hamilton Pereira (PT), deverá iniciar, esta semana, a coordenação de um estudo para ampliar, na região, os programas de incentivo à agricultura familiar, que fazem parte do "Fome Zero", desenvolvido pelo governo federal.

O compromisso foi assumido em reunião realizada no dia 24/8, na sede administrativa da Ceagesp Sorocaba quando se discutiram os programas de compra local antecipada e o de compra direta da Agricultura Familiar. O primeiro permite ao poder público comprar, sem licitação e seguindo uma tabela oficial de preços, produtos alimentícios do pequeno agricultor, em limite de até R$ 2.500,00 anuais por agricultor. Neste caso, os produtos comprados, principalmente hortifrutigranjeiros, destinam-se ao "consumo institucional", como a merenda escolar, hospitais, creches etc.

Participaram da reunião o encarregado do Secom (Setor de Operações Comerciais da Companhia Nacional de Abastecimento " Conab), Nivaldo Aparecido Maia, o novo diretor-presidente da Ceagesp, Francisco José Vaz de Mello Cajueiro, o gerente do entreposto Sorocaba, Carlos Roberto De Gáspari, o deputado Hamilton Pereira, o prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Izídio de Brito Correia, e produtores de Iperó, Porto Feliz e Piedade.

Hamilton Pereira reafirmou a necessidade de organização dos pequenos produtores rurais. "É justamente essa falta de organização que tem postergado a chegada desses projetos à nossa região", afirmou. "Por isso, o primeiro passo tem que ser dado pelos produtores e o fato de já termos algumas experiências como a do assentamento da Fazenda Ipanema e da Coagrofil é um imenso facilitador", concluiu.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp