Estado de Israel completa 59 anos de existência


26/04/2007 20:08

Compartilhar:

Vaz de Lima (3º à esq.), entre o secretário municipal Walter Feldman e e embaixadora Tzipora Rimon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HEBRAICA PRE 060MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima discursa no evento que comemorou os 59 anos da Independência de Israel na Hebraica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HEBRAICA VAZ 01MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima discursa no evento que comemorou os 59 anos da Independência de Israel na Hebraica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HEBRAICA PRE MICROF102MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, do vice-governador Alberto Goldman, do secretário municipal Walter Feldman, da embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, de diversos cônsules e de lideranças da comunidade judaica, foi comemorada, na última quarta-feira, 25/4, na Hebraica, a Independência do Estado de Israel.

O Yom Haatzmaut, como é conhecido o Dia da Independência, cai sempre no quinto dia do oitavo mês do calendário civil hebraico. No ano da fundação do Estado, 1948, caiu em 14 de maio.

O tenor Cláudio Goldman abriu o evento cantando o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado por uma platéia de aproximadamente 700 pessoas.

Peter Weiss, presidente da Hebraica, agradeceu a presença de todos e, lembrando fatos da história recente de Israel, salientou a importância do hebraico para a identidade do povo judeu: "O hebraico é uma vitória do sionismo".

À medida que os oradores se sucediam nas felicitações pelo aniversário de Israel, novas apresentações musicais eram oferecidas à platéia pelos tenores Avi Bursztein, Carlos Slivskin e Claudio Goldman. Fotos e filmes exibidos no telão lembraram fatos significativos da criação do Estado de Israel.

Em seu discurso, Vaz de Lima declarou-se amigo para sempre do povo judeu. Lembrou da emoção que ele e seus familiares sentiram ao visitar o Museu do Holocausto e o Muro das Lamentações, em Israel. O deputado falou ainda da forte mensagem no nome do hino israelense, A Esperança, "que revela a tenacidade e a obstinação de um povo de origem milenar". Vaz de Lima finalizou comentando que nos versículos de sua leitura diária há sempre uma preocupação especial com a paz. Em seguida, cumprimentou a todos com a saudação hebraica Shalom.

O evento, promovido pela Embaixada de Israel no Brasil, pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) foi encerrado com os três tenores entoando o hino de Israel " Hatikvá.

alesp