Independência ou Morte: a história no cinema brasileiro


04/09/2008 20:37

Compartilhar:

Maria Cláudia e Tarcísio Meira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/independencia ou morte 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Filme Independência ou Morte, de 1972<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/independencia ou morte 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 1972, foi lançado o filme Independência ou Morte, de Carlos Coimbra. No elenco estrelado, o casal romântico das novelas da TV na época: Tarcísio Meira como D. Pedro I, e Glória Menezes, como a marquesa de Santos. José Bonifácio de Andrada e Silva foi interpretado por Dionísio Azevedo.

Na época, o Brasil vivia os tempos duros do regime militar, sob o comando do general Emílio Garrastazu Médici, e o filme foi tido como "obra oficial". Mesmo assim, teve grande público (2.975.476 espectadores no cinema, segundo dados da Embrafilme) e levou esse período da história do Brasil para as telas. Uma das cenas mais memoráveis do filme certamente é a da declaração da independência, que se inspira na cena retratada na tela do pintor Pedro Américo.



Roteiro



Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, o filme faz um retrospecto da vida do imperador, seu perfil desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas, sua ascensão a príncipe regente, quando D. João VI retornou para Portugal, sua relação com a marquesa de Santos, a Declaração da Independência.



Sobre o cineasta



O cineasta Carlos Coimbra nasceu em Campinas em 1928 e, antes de se tornar cineasta, foi cineclubista e montador (montou o filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, palma de ouro em Cannes em 1962).

Do chamado "ciclo do cangaço", dirigiu A Morte Comanda o Cangaço (1960), Lampião, o Rei do Cangaço (1962) Cangaceiros de Lampião (1966) e Corisco , o Diabo Loiro (1969). Dirigiu também adaptações de livros, como A Madona de Cedro (1968), da obra de Antonio Callado, e Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel (1978), de José de Alencar. Seu primeiro longa foi Armas da Vingança (1955) e o último Os Campeões (1981). Coimbra morreu em 2007, aos 81 anos.



O filme



INDEPENDÊNCIA OU MORTE " Brasil, 1972 " Direção de Carlos Coimbra " Com um elenco espetacular, encabeçado por Tarcísio Meira (Dom Pedro I), Glória Menezes (marquesa de Santos), Dionísio Azevedo (José Bonifácio), Kate Hansen (Dona Leopoldina), Emiliano Queiroz (Chalaça), Manoel da Nóbrega (Dom João VI), Heloísa Helena (Carlota Joaquina), Renato Restier (Barão de Mareschall), Anselmo Duarte (Gonçalves Ledo), Maria Cláudia (Amélia), Rubens Ewald Filho, Vanja Orico, Francisco Di Franco, José Lewgoy, Carlos Imperial, Flora Geny, Edson França, Sérgio Hingst, Milton Vilar, Rodolfo Arena, Clovis Bornay, Lola Brah, Tarcísio Filho (jovem Dom Pedro), Monique Lafond e muitos outros.

alesp