Projeto institui Dia Estadual da Mamografia


12/02/2009 10:38

Compartilhar:

Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/GONDIM MAMOGRAFIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2° vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), apresentou o Projeto de Lei 32/2009, que institui o Dia Estadual da Mamografia em 5 de fevereiro.

De acordo com o projeto, as atividades alusivas à data serão realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, que poderá promover parcerias com o Ministério da Saúde e com as prefeituras para o amplo desenvolvimento da campanha de conscientização.

Em sua justificativa, Gondim afirma que o câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo e a doença que mais mata as brasileiras. Segundo o parlamentar, o tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta sua ocorrência é a mamografia, daí a importância de desenvolver campanhas de prevenção e divulgação do diagnóstico precoce.

As mulheres devem fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente. A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, cuja possibilidade de cura é de mais de 95%.

Segundo especialistas, vários fatores de risco são associados ao câncer de mama: não ter filhos, não ter amamentado, haver casos na família, ter menstruado muito cedo ou chegado à menopausa depois dos 55 anos são alguns deles.

A mamografia é o método mais eficaz para a detecção do câncer de mama, que deverá vitimar cerca de 49 mil mulheres este ano, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, o acesso ao exame ainda é segmentado.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp