Sessão solene homenageia a comunidade libanesa
Por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), a Assembleia Legislativa comemorou nesta segunda-feira, 8/3, o Dia da Comunidade Libanesa, instituído no Estado pela Lei 13.440/2009, de autoria do deputado.
A data oficial da festividade é 14 de fevereiro, 14 de fevereiro, data do assassinato do mártir Rafic Hariri, ex-presidente do Líbano e um dos principais responsáveis pela reconstrução do país após a devastação de uma guerra que se arrastou por 15 anos, entre 1975 e 1990.
O evento, que teve como foco a valorização da cultura libanesa, contou com a apresentação de documentário e de músicas típicas do país. Também houve a entrega do prêmio Rafic Hariri aos integrantes da colônia no Brasil que se destacaram pelo seu trabalho durante o ano de 2009.
Entre os membros da comunidade libanesa em São Paulo, participaram da solenidade o padre Emile Eddé, representando o arcebispo maronita Dom Edgard Madi; Ahmad Hussein Hamoud, presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil; Hassan Gharib, presidente da Associação Beneficente Islâmica do Brasil; e Abdul Nasser Rafei, presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas. Também compareceu ao evento o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
Simão Pedro destacou que, embora se considere o início oficial da imigração libanesa para o Brasil em 1880, quatro anos depois de Dom Pedro II visitar o Líbano, há relatos de que esse povo já se fazia presente do Brasil desde 1808, ocasião em que um próspero comerciante libanês teria oferecido sua residência " onde hoje é a Quinta da Boa Vista " à família real portuguesa que aportava no Brasil. Também explicou que a comunidade libanesa no Brasil é formada por 6 milhões de imigrantes e descendentes, sendo maior do que a população do Líbano, de 4 milhões de pessoas.
Os convidados citaram o espírito acolhedor do povo brasileiro, que os recebeu como irmãos. "Não nos consideramos estrangeiros, o Brasil é nossa segunda pátria, que nos acolheu de braços abertos", explicou padre Emile Eddé.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações