Centenário do ensino profissionalizante é comemorado na Assembléia


29/08/2008 16:23

Compartilhar:

Pedro de Oliveira Barros <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol ETEC-MAUPedro de Oliveira Barros (4 of 5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Covas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol ETEC-MAUDep Bruno Covas (4 of 8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro de Oliveira Barros <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol ETEC-MAU-Waldemar Tavares Jr (3 of 4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 29/8, no plenário Juscelino Kubitschek, marcou a comemoração do centenário do ensino profissional público paulista.

Presidida por Bruno Covas, a sessão teve início com um breve relato da evolução do ensino profissionalizante no Estado, feito por Waldemar Tavares Júnior, coordenador da Comissão do Centenário. Waldemar deu destaque especial a João Otávio dos Santos, que durante grande parte de sua vida empenhou esforços para que o sonho de sua mãe, uma ex-escrava, se tornasse realidade. Em 1908 é inaugurado, em Santos, o educandário Escolástica Rosa, nome em homenagem à mãe de João Otávio, que tinha como objetivo abrigar e dar formação profissional a jovens carentes.

A primeira escola técnica do Estado oferecia diversos cursos vocacionados para o mercado de trabalho de então. Dos cursos iniciais, o de metalurgia continua a ser ministrado. Com a evolução do ensino técnico profissionalizante a Escolástica é incorporada em 2004 ao Centro Tecnológico Paulo Souza, que administra 141 escolas técnicas no Estado e 39 faculdades de tecnologia.

O centro tecnológico santista é hoje, segundo seu diretor, o que apresenta maior demanda no Estado e que tem melhor média de empregabilidade de seus alunos, por volta de 81%. O Escolástica oferece 10 cursos e tem 1.700 alunos.

Durante a sessão solene foram homenageados o senhor Pedro de Oliveira Barros, diretor da Escola Técnica Escolástica Rosa e a senhora Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.

O deputado Bruno Covas encerrou o evento ressaltando a importância das pequenas boas ações que têm o poder de sensibilizar o outro e provocar uma reação em cadeia, o que, segundo ele, ocorreu com a inauguração da escola Escolástica Rosa que serviu de estímulo para que o ensino profissionalizante se espalhasse pelo Estado.



bcovas@al.sp.gov.br

alesp