Entidades discutem aprendizagem profissional


24/06/2009 18:27

Compartilhar:

Guilherme Mendes, José Carlos dos Reis e Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SARDELLIFEBRAEDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Chico Sardelli (PV) recebeu dia 23/6, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, o presidente da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda), Guilherme Teodoro Mendes, e o presidente da Guarda Mirim de Santa Bárbara d´Oeste, José Carlos dos Reis. Eles discutiram questões que envolvem o trabalho educativo e a aprendizagem profissional de adolescentes entre 15 e 18 anos, principalmente as dificuldades na manutenção desses programas, como os praticados pelas guardas mirins.

O presidente da Febraeda comentou que tem uma grande preocupação com a instrução normativa do Ministério do Trabalho 75/2009, que disciplina a fiscalização das condições de trabalho nos programas de aprendizagem. Segundo Guilherme Mendes, se essa normativa não for revogada haverá um grande prejuízo para o sistema de trabalho educativo.

"A Febraeda tem hoje sob sua responsabilidade 60 mil jovens em curso e mais 60 mil se formando, além de mais de 50 entidades filiadas e um número de cerca de 5 mil trabalhadores envolvidos nesse processo. Se vigorar somente o incentivo ao aprendiz, sem que os jovens passem pelos cursos de formação antes de ingressarem nas empresas, será uma grande perda em todo o país", lamentou.

Para tratar desse assunto, uma audiência foi agendada com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no dia 8 de julho. O deputado Chico Sardelli ofereceu apoio à Febraeda nesse movimento e acompanhará a reunião em Brasília.



chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp