Pereira Barreto é marco da imigração japonesa






Situada no extremo noroeste de São Paulo " a 621 quilômetros da capital ", na divisa com o Mato Grosso do Sul, Pereira Barreto foi fundada em 11 de agosto de 1928, com o nome de Novo Oriente, quando a Sociedade Colonizadora do Brasil adquiriu parte das terras do povoado de Itapura, para receber imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura. Em 1938, o distrito de Novo Oriente foi elevado à categoria de cidade e recebeu o nome de Pereira Barreto, em homenagem ao médico e político Luiz Pereira Barreto.
O município tem área de 982,70 quilômetros quadrados e, segundo o IBGE, cerca de 25 mil habitantes (dados de 2001). O projeto de lei que transformou Pereira Barreto em estância turística foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 13 de abril de 2000.
Pereira Barreto é hoje considerada um paraíso ecológico. O turismo tem dado expressiva contribuição para a geração de renda no município. Uma de suas atrações é o Canal de Pereira Barreto. Trata-se do segundo maior canal do mundo a interligar duas bacias hidrográficas (as dos rios Tietê e Paraná, através do rio São José dos Dourados). Projetado para ligar o reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos (a maior usina do rio Tietê, localizada entre os municípios de Andradina e Pereira Barreto) ao de Ilha Solteira, o canal teve sua construção iniciada em julho de 1980 e, com extensão de 9,6 quilômetros, é uma via navegável até a cidade mineira de São Simão.
Construído em 1958, o Relógio de Quatro Faces é um monumento erguido por ocasião do 30º aniversário de fundação da cidade. Também típica da cultura nipônica, a Torre de Cinco Andares foi igualmente inaugurada em 1958, na praça da Bandeira. Representa um templo de madeira onde os samurais guardavam tesouros e livros sagrados.
Com águas limpas e cristalinas, a praia do Pôr do Sol é uma das principais atrações turísticas de Pereira Barreto. Trata-se de uma praia artificial, situada na margem direita do rio Tietê, no reservatório da usina Três Irmãos. Com 328 metros de extensão, a praia oferece, além da possibilidade de um mergulho, atividades como academia ao ar livre, espaço para a prática de competições esportivas (tais como vôlei, futebol e skate), área para camping, quiosques (com mesas e churrasqueiras) e lanchonetes.
Para resgatar a história da cidade, foi fundado em 2001 o Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto. A instituição fica localizada no clube da Associação Cultural e Esportiva de Pereira Barreto. Eventos culturais da cidade são realizados na Casa da Cultura Aristeu Custódio Moreira, um espaço para a divulgação de obras literárias e exposições artísticas, apresentação de recitais e peças teatrais.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações