Aprovada a criação do Programa Bombeiro Mirim em todas as unidades da Corporação


01/07/2011 10:18

Compartilhar:


Foi aprovado, pouco depois da zero hora de 29/6, o Projeto de Lei 445/2011, de autoria do deputado Carlos Grana (PT). É o primeiro projeto do parlamentar aprovado na Casa; dispõe sobre a criação do programa Bombeiro Mirim nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo. Esse programa é baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pretende contribuir para a diminuição da criminalidade ao proporcionar ocupação sadia aos adolescentes e jovens, instruindo-os sobre valores essenciais. "Com isso, evita-se que fiquem nas ruas e caminhem para a marginalidade", observou o deputado.

São inúmeros os registros positivos sobre essa iniciativa, já aplicada em algumas das unidades da Corporação. O principal objetivo do projeto social é o de preparar os participantes para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico e disseminar conhecimentos na área de preservação do meio ambiente. Além disso, ensina noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.

Outros cinco projetos do parlamentar, focados nos interesses sociais, estão tramitando. Dois deles beneficiam o segmento da Economia Solidária. O PL 265/2011 cria o Centro de Comercialização Solidário nas estações do Metrô e da CPTM. Já o PL 222/2011 dispõe sobre a aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Programa Restaurante Bom Prato.(da)



carlosgrana@al.sp.gov.br

alesp