Museu de Arte: Nelson Alvim


01/06/2011 08:02

Compartilhar:

Nelson Alvim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/museudearteNelsonAlvim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cabeça de Cavalo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/museudearteROB4873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cabeça de Cavalo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/museudeartecabecadecavalo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Verdadeiras joias as esculturas criadas com fios de alumínio por Nelson Alvim



Toda a pesquisa de Nelson Alvim gravita sobre o tema fundamental do ser e do existir. As modulações que obtém com fios de alumínio transcrevem a emoção de uma forma ideal lançada no espaço e na luz do mundo.

De há muito o escultor dialoga pacatamente com seus contemporâneos e seus alunos sobre o nó dialético de clássico e anti-clássico, que em substância é o problema de fundo da cultura ocidental.

Temas constantes da escultura de Nelson Alvim são torsos, nus femininos e cabeças de animais, realizados de forma extremamente estilizada e abstrata.

Na sua polivalência, o artista criou um nível de escultura totalmente novo. Usando precisamente fios de alumínio suas peças se tornam verdadeiros objetos tridimensionais. Ele consegue levar sua arte a um novo patamar e por conseqüência conquistar a admiração de inúmeros colecionadores de suas maravilhosas criações escultóricas que se tornam verdadeiras jóias.

A obra "Cabeça de Cavalo" doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, e realizada em fio continuo de alumínio revela formas perfeitas da anatomia do animal e sutilezas que sugerem a expressão, o movimento e sua força.



A Artista



Nelson Alvim nasceu em São Paulo em 1945, onde formou-se em 1967 com a primeira turma de artes plásticas na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Desde 1975, atua como professor ensinando desenho industrial, artes plásticas e joalheria. Foi responsável pela criação do curso e pela oficina-atelier de joalheria na FAAP, inserido no Curso Seqüencial de Moda, onde permaneceu até 2007. Atualmente leciona artes plásticas.

Joalheiro, escultor e mestre, Nelson sempre se dedicou à arte, seja na modelagem da argila ou nos contínuos fios de alumínio de esculturas e móbiles, nas paisagens e ideias que transpõe para suas joias em prata, ouro, cobre - metais que moldam gemas brutas e lapidadas, materiais naturais e inéditos que vão do fungo à palha, madeira e seixos.

Logo após concluir a faculdade, foi para Londres cursar pós-graduação, na Wimbledon School of Art, onde desenvolveu projetos para concursos direcionados a estudantes de design. Participou com a criação de um móbile "Rainbow" na competição de brinquedo educacional e com um estábile em acrílico desmontável no Business Gift or Executive Toy, ganhando o 1º prêmio, em 1972.

Em 1975, participou da XIII Bienal de São Paulo com jóias em ouro, prata, bronze, acrílico e palha da costa, marcando seu estilo ousado na escolha de materiais e temas. Ficou famoso como escultor, em 1975, quando desenvolveu uma peça em formato de cabeça de cavalo, uma máscara com estrutura linear em fio de alumínio anodizado, usada na cenografia da peça "Equus", do Inglês Peter Schaffer, dirigida por Celso Nunes e protagonizada por Paulo Autran e Ewerton de Castro.

Além de dar aulas em seu ateliê e participar de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, tem recebido diversos prêmios, entre eles, o 1º Prêmio de Esculturas no XXXI Arte Contemporânea Brasileira, da Art Show, na Chapel School.

Artista múltiplo, sua obra é referência importante no universo brasileiro da joalheria e da escultura, e suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp