Monumentos que revelam a história e resgatam a identidade

TV Alesp exibe documentário que percorre a história de São Paulo por meio de seu patrimônio cultural
14/05/2008 20:17

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/JORNAL USP 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Antonio Barros Freire<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/JORNAL USP 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/JORNAL USP 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Proteger e conservar os monumentos de uma cidade é salvar a memória histórica e preservar a identidade cultural de seu povo. Por isso, cada vez mais arquitetos, historiadores, educadores e pesquisadores " paulistanos por nascimento ou por adoção " assumiram o desafio de proteger de vandalismos os bens culturais de São Paulo. Nos últimos anos, multiplicaram-se as iniciativas que buscam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservar esse patrimônio.

É com essa preocupação que a TV Alesp vai exibir neste sábado, 17/5, às 21 horas, o documentário Monumentos de São Paulo, dirigido por José Antonio Barros Freire. Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria Estadual da Cultura, o filme revela a história do desenvolvimento de São Paulo por meio dos monumentos e museus.

O trabalho de Barros Freire faz uma seleção cuidadosa dos monumentos tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico - Condephat. Escolheu exatamente aqueles que despertam o encanto do público pela arquitetura e história. "Eu procuro motivar a população a visitar os museus, valorizando a auto-estima através do conhecimento e atuação dos nossos antepassados na construção de São Paulo e do país", afirma o documentarista.



Sensibilização



As primeiras cenas apresentam uma vista aérea da cidade. Depois, o filme foca os monumentos iluminados. Com a sonorização de Luciano Wind e edição de imagens de Ciro Bueno, o espectador entra na cidade por um respeitável portal: a Hospedaria dos Imigrantes (atual Memorial do Imigrante), um marco na história de São Paulo. Com as histórias de alguns desses migrantes, o cineasta procura sensibilizar o público, especialmente as crianças.

O filme também alia a história à dinâmica dos monumentos e museus que interagem na cidade, fazendo parte do cotidiano da população. Apresenta a Pinacoteca do Estado, o mais antigo museu de arte do Brasil, cujo acervo tem cerca de quatro mil peças e entre os artistas estão Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Oscar Pereira da Silva, Victor Brecheret, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Interessante também é o destaque para a Estação Pinacoteca, ao lado da Estação Júlio Prestes. O prédio, inaugurado em 1914, foi ocupado pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), durante a ditadura militar. Hoje, o espaço apresenta exposições temporárias e abriga um importante acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, que reúne obras dos mestres do Modernismo. No subsolo há quatro celas remanescentes que documentam um período sombrio da nossa história.



Consciência



O documentário apresenta ainda a Estação Júlio Prestes com a Sala São Paulo, o Museu do Café, no porto de Santos, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Paulista e a Igreja São Francisco. Um roteiro com imagens que detalham a arquitetura e o acervo. Completando a seleção de monumentos, Barros Freire traz o Parque Rocha Moutonnée, com 43 mil metros quadrados de área, o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente.

"A minha intenção ao fazer esse filme foi criar uma ferramenta de incentivo à educação patrimonial e à consciência da cidadania", afirma Barros Freire. Para ele, é pela existência permanente do patrimônio cultural e da relação com a comunidade que se estabelecem valores e se preserva a identidade cultural da população.

alesp