Marcha e comitê contra a discriminação racial


15/05/2007 17:21

Compartilhar:

Deputado José Cândido participa da Marcha Noturna contra a Discriminação Racial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO ESCRAVATURA B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO ESCRAVATURA C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como parte das atividades relativas ao 13 de Maio " Dia da Abolição da Escravatura, considerado pelo movimento negro Dia Nacional de Denúncia do Racismo ", o deputado José Candido (PT) participou na quinta-feira, 10/5, de entrevista na TV Assembléia, para falar sobre o Comitê Tribunal Katrina Brasil. O organismo, criado em solidariedade às vítimas do furacão que atingiu Nova Orleans há quase dois anos, pretende ser um espaço de denúncia contra o racismo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

O lançamento oficial do comitê aconteceu naquela dia, no plenário Franco Montoro, na Assembléia Legislativa. "Sou solidário à causa e fiquei indignado quando soube da tragédia. Agora fico mais apreensivo em saber que, quase dois anos depois, pouco foi feito em socorro àquelas pessoas", destacou Candido.

O deputado colocou seu mandato à disposição do comitê e sugeriu a seus componentes que busquem formas de financiamento para dar continuidade aos trabalhos no Brasil. Em agosto deste ano, uma delegação brasileira deve estar presente, nos Estados Unidos, às audiências no Tribunal Internacional Katrina.

No sábado, 12/5, José Candido participou da Marcha Noturna contra a Discriminação Racial, promovida pelo Instituto do Negro Padre Batista, em São Paulo, em parceria com diversas entidades.

Em sua 11ª edição, a marcha reuniu cerca de 300 pessoas na capital, com o tema "Basta de Genocídio do Povo Negro. A Juventude Negra Quer Viver!". O trajeto escolhido pelos organizadores deu destaque aos pontos de fuga dos escravos localizados na região central. A marcha foi encerrada pontualmente à meia-noite do dia 13 de maio com um abraço simbólico na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no largo Paissandu.

josecandido@al.sp.gov.br

alesp