CPI das Seguradoras vai ouvir representantes da Fenaseg e da Susep


17/02/2009 18:04

Compartilhar:

Said Mourad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/SAIDMOURADFENASEG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) serão ouvidas nesta quarta-feira, 18/2, na reunião da CPI das Operadoras de Seguros da Assembleia Legislativa, que apura denúncias de irregularidades em seguros de veículos e seguro-saúde.

Na última sessão, realizada em 11/2, a CPI das Seguradoras tomou depoimentos do diretor de Atendimento e Orientação do Consumidor do Procon, Evandro Zuliani; do promotor de Justiça e Defesa da Cidadania e de Defesa do Consumidor, José Luiz Bednarski, e do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Renato Azevedo Junior.

Relatório do Procon entregue ao deputado Said Mourad (PSC), presidente da CPI e autor do requerimento para sua instauração, registra um total de 6.083 reclamações de consumidores de diversos tipos de seguros. Mas, segundo Evandro Zuliani, em apenas 20% dos casos o órgão conseguiu chegar a um acordo entre as partes. Nos restantes 80% os consumidores foram obrigados a recorrer à Justiça.

"Eles relataram diversos problemas com as operadoras de seguros, entre os quais os mais recorrentes são de práticas abusivas", informa o presidente da CPI, deputado Said Mourad. Segundo Said, o Procon informou ter registrado 6.083 reclamações envolvendo seguros porque, "dependendo da ocorrência, o consumidor é orientado, na triagem do Procon, a procurar a Justiça".

O diretor do Procon informou aos deputados que, do total de casos envolvendo seguros, 1.191 dizem respeito especificamente a veículos e 872 se referem a seguro-saúde.



saidmourad@al.sp.gov.br

alesp