CPI da pedofilia vai ouvir especialistas em atendimento a vítimas


13/04/2010 21:27

Compartilhar:

CPI da pedofilia reúne-se na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/CPIPEDOFILIAGERALMAC 15.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados presentes na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/CPIPEDOFILIADEPSMAC 04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atualização 14/abril



A comissão parlamentar de inquérito criada para investigar o crime de pedofilia no Estado aprovou convite a dois especialistas para participarem da próxima reunião, Jefferson Drezett, diretor do Centro de Assistência às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Pérola Byington, e Dalca Chaves de Almeida Ferrari, do Centro de Referência das Vítimas de Violência do Sedes Sapientiae. A decisão foi tomada na reunião da quarta-feira, 14/4, o encontro também determinou o levantamento de informações junto aos diversos órgãos públicos que atuam nesses casos.

O deputado José Bruno (DEM), presidente da comissão, afirmou que a CPI irá traçar uma radiografia da ocorrência do crime. "Vamos levantar tudo o que tem acontecido no Estado e buscar informações em todas as secretarias que atuam nesses casos, ou que possam desenvolver alguma ação na prevenção e no apoio às vítimas e suas famílias. Queremos saber o que o Estado tem de aparato para conscientizar a população, tratar as vítimas e as famílias e detectar a ocorrência desse tipo de crime", afirmou



Assembleia poderá ter telefone para receber denúncias de pedofilia



O presidente da CPI da Pedofilia, deputado José Bruno (DEM), também pretende diagnosticar as ferramentas que o Estado precisa desenvolver para adotar eficientes medidas preventivas e repressivas. "A CPI do Senado trabalhou na modernização do Código Penal. Nosso papel é dar ao governador subsídios para desenvolver políticas públicas", afirmou.

O presidente da CPI destacou também que propostas de parlamentares deverão surgir ao longo do trabalho, e que as várias propostas já apresentadas servirão de subsídio para o trabalho da comissão.



Disque denúncia



O deputado Geraldo Vinholi (PSDB), vice-presidente da CPI, propôs a instalação de um telefone na Assembleia para receber denúncias, entre outras sugestões. O tema será levado à Mesa Diretora do Parlamento paulista para discussão.

A deputada Vanessa Damo (PMDB) sugeriu que fossem criadas sub-relatorias para tratar de temas específicos, o que facilitaria o trabalho da relatora, deputada Beth Sahão (PT).

Também participaram da reunião os deputados Haifa Madi, Gilmaci Santos e Vicente Cândido (PT), que representou a deputada Beth Sahão.

alesp