Amzol entrega 2º Prêmio Maria Miguel a destaques femininos


29/03/2010 20:45

Compartilhar:


A Associação de Mulheres da Zona Leste (Amzol), com o apoio da Liderança do PT na Assembleia, entregou na Casa, nesta sexta-feira, 26/3, a 2ª edição do Prêmio Maria Miguel. O evento deste ano teve como tema o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e os Direitos Humanos das Mulheres, com a participação do ministro da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi. O objetivo da premiação foi homenagear mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação, promovendo a divulgação de suas histórias de luta e conquistas.

As premiadas desta edição foram: na área da saúde, a pedagoga Maria Dirce Cordeiro, do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde; na educação popular, a professora e coordenadora do Mova, centro de educação em Ermelindo Matarazzo, Ermelinda Neiva de Castro; na pesquisa, a enfermeira Maria José dos Reis, da Unicamp; na educação, a professora Mariza Aparecida Naim Elaur, da associação Brasileira de voluntários em Musicoterapia; na defesa dos direitos da criança e do adolescente, a advogada Amanda de Fátima Neto, do Cedeca de Sapopemba; no serviço social, a assistente social Natalina Almeida de Jesus, do Tribunal de Justiça " Vara Especial da Infância e Juventude; na cultura, a dançarina e coreógrafa Solange Camargo, do Grupo Babalotim.

Também receberam o prêmio Maria Miguel 2010, na categoria especial, Therezinha de Godoy Zerbini, do Movimento Nacional pela Anistia; Argentina Maria de Jesus, do Movimento dos Sem Terra (MST) e, in memorian, a professora Maria Ednalva Bezerra de Lima, da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres Trabalhadoras, da CUT; das Católicas pelo Direito de Decidir; e do Sindicato das Enfermeiras do Estado de São Paulo (Seesp).



Maria Miguel



Mineira de Conselheiro Lafaiete, Maria Miguel tornou-se referência na luta pelos direitos da mulher. Mudou-se para São Paulo em meados da década de 70 e participou de inúmeros clubes de mães, onde discutia o cotidiano das mulheres e os problemas dos bairros, organizando ações comunitárias, movimentos e atos públicos, que ficaram conhecidos como "Assembleia das Panelas Vazias". Em 1987, participou da criação da Amzol, em uma igreja no Itaim Paulista, na presença de mais de 150 mulheres. Aos 60 anos entrou na escola para ser alfabetizada e revelou-se poetisa, além de ser uma das militantes mais ativas da associação.

Morreu em março de 2005, aos 88 anos, e hoje não apenas dá nome ao evento que a Assembleia realiza, como serve de inspiração para inúmeras mulheres. Em verso, ela se descreve: "Sou o resto que sobrou da alegria e do amor. Sou tudo de bom, de sonho, de céu... Sou apenas Maria Miguel".

alesp