Tevê digital amplia comunicação com a população

TV Alesp, TV Câmara e TV Senado estão disponíveis em multiprogramação no canal 61
07/07/2010 14:06

Compartilhar:

Tv Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/LOGOtvAlesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa inaugurou no dia 29/4, juntamente com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, a transmissão, pelo canal 61, das tevês institucionais em sinal digital na modalidade multiprogramação, tecnologia que permite a transmissão de imagens em alta definição. A cerimônia marcou o início da transmissão digital de tevês institucionais no Brasil.

O canal 61 também permitirá a transmissão da programação elaborada por câmaras municipais de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, que receberão o sinal, uma vez que a tecnologia digital possibilita a transmissão de até quatro programações simultâneas num mesmo canal, 24 horas por dia.

As câmaras municipais do interior serão beneficiadas em um segundo momento, pois há previsão de instalação de transmissores em todo o Estado, formando-se uma rede legislativa de tevê digital.

Durante a cerimônia, foi anunciada a assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa e 39 câmaras municipais do interior do Estado para futura disponibilização do sinal digital a esses municípios.

Para dar ideia desta nova tecnologia, que oferece imagens mais detalhadas que podem ser visualizadas em qualquer lugar, mesmo num carro em movimento ou por meio de um celular, foi exibido um vídeo. Além disso, a tevê digital tem transmissão simultânea, na qual o telespectador pode visualizar na mesma tela canais diferentes originados de uma mesma transmissão. Até junho de 2016, todos os telespectadores terão de se adaptar à transmissão digital, presente no país há dois anos e meio, abrangendo atualmente aproximadamente cinco milhões de telespectadores no país.



Parceria para baixar custos



A parceria entre as casas legislativas foi firmada com objetivo de reduzir os custos de instalação da tevê digital. A Câmara dos Deputados adquiriu os transmissores e a Assembleia paulista é a responsável pela oferta da torre da Fundação Padre Anchieta, onde estão instalados os transmissores, bem como pelos custos operacionais. Os valores para a aquisição dos transmissores estavam orçados em R$ 8 milhões. No entanto, durante o processo licitatório, estes valores foram reduzidos para R$ 3,3 milhões.

O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital em todo o país, uma proposta de autoria do deputado federal Inocêncio de Oliveira (PR/PE), já aprovada na Câmara dos Deputados e agora em análise no Senado Federal.

Segundo os parlamentares presentes ao ato, as transmissões conferem mais transparência aos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, o que, além de atender conceitos da democracia, consolida a cidadania no Estado de São Paulo.

Participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, o senador Heráclito Fortes (DEM/SP), o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), o secretário estadual de Comunicação, Bruno Caetano, e o presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Carlos Viana Santos. Estiveram presentes ainda diversos deputados federais e estaduais, vereadores e a vice-prefeita da capital, Alda Marco Antonio.

alesp