Alteração do mapa das Regiões de Saúde


15/08/2011 10:28

Compartilhar:

Milton Vieira, Edmir Chedid e Giovanni Cerri (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/CHEDIDSAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o deputado Edmir Chedid (DEM) discutiu as propostas do governo do Estado para a alteração do mapa das Regiões de Saúde. O encontro também contou com a presença do deputado Milton Vieira (DEM), membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, de representantes municipais do setor e lideranças políticas da Região Bragantina.

Com a alteração do mapa das Regiões de Saúde, os pacientes do SUS dos 11 municípios que integram a Região Bragantina deixarão de ser atendidos na Divisão Regional de Campinas e terão de transferir o tratamento para unidades da Divisão Regional de Jundiaí ou prosseguir em Bragança Paulista. "Isso trará uma série de problemas ao sistema de saúde pública dos municípios", disse Edmir.

Ele explicou ao secretário que Jundiaí e Bragança Paulista não possuem condições para receber os pacientes do SUS. "Será praticamente impossível oferecer condições para o atendimento dos pacientes. Com a alteração, Jundiaí será responsável por 1,1 milhão de pessoas, número pouco inferior ao de Campinas, que tem 1,6 milhão de habitantes", disse.

Para o deputado, será necessário investimento do Estado em Bragança Paulista para promover atendimento de qualidade, principalmente na média e alta complexidade médica. Como alternativa, ele voltou a defender a implantação de um hospital regional. "A expectativa é que o Estado invista no Hospital São Francisco, que possui estrutura para a demanda de pacientes da região", concluiu.



echedid@al.sp.gov.br

alesp