Ruy Ohtake e DAEE apresentam projeto de parque linear


26/09/2011 17:07

Compartilhar:

Beto Trícoli e Ruy Ohtake<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/BETOtricoliOOOOO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado estadual Beto Trícoli (PV), recebeu no dia 20/9 o autor do projeto Parque Várzeas do Tietê, arquiteto Ruy Ohtake, e o engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Luiz Eduardo Guizotto, que explanaram sobre a importância da proposta e seus objetivos.

Este será o maior parque linear do mundo, com 75 km de extensão e 107 km² de área. Tem o objetivo de proteger o rio e funcionar como um regulador de enchentes, diminuindo a poluição sobre o Rio Tietê. Ao mesmo tempo, vai ser uma gigantesca área de lazer.

De acordo com Eduardo Guizotto, o projeto " que surge 33 anos depois da inauguração do Parque Ecológico do Tietê " pretende recuperar a capacidade de contenção de cheias que ocorrem nas várzeas do rio Tietê, desde a barragem da Penha até o município de Salesópolis; preservar as várzeas remanescentes; criar opções de lazer, turismo, cultura e educação; e garantir habitações dignas para população reassentada.

Alguns dos municípios abrangidos pelo projeto são: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes e Salesópolis. "O DAEE tem com este projeto mostrado sua capacidade de integração e intersetorialidade frente as questões urgentes e estruturantes na melhoria das cidades e seus conflitos com relação a ocupação do rio", afirmou o presidente da Comissão, deputado Beto Trícoli.



btricoli@al.sp.gov.br

alesp